Quarta-Feira 03/09/2025 00:56

Programa da Prefeitura é porta de entrada para o mercado de trabalho

Ações Públicas - Serviços

Foto:Divulgação

Após embelezar as localidades onde residem, 25 calceteiros e calceteiras estão empenhados agora na pavimentação por meio de lajotas sextavadas, de 32 alamedas da área urbana de Corumbá. Todos integram um grupo de 38 pessoas da empresa contratada pela Prefeitura, a Coletto Engenharia Ltda, para executar os serviços em 12 bairros da cidade.

Estas 25 pessoas são oriundas do programa Se Essa Rua Fosse Minha e, além de executar obras de infraestrutura e de embelezamento das regiões onde residem, participaram de cursos promovidos pela Prefeitura de Corumbá, ministrados pelo Senai, quando aprenderam a fabricar e implantar as lajotas sextavadas.

Os serviços estão sendo executados em duas frentes de obras, uma na parte alta da cidade, região sul, e a outra na região norte. Em cada uma delas foram distribuídos 12 trabalhadores para preparar o solo e assentar as lajotas. Além disso, outros 14 atuam na fábrica, produzindo as peças. Em todos eles, existem calceteiros e calceteiras que se formaram no Se Essa Rua Fosse Minha e hoje, já conquistaram uma vaga no mercado de trabalho.

E o trabalho não é só para homem. No grupo existem mulheres que também saíram do Se Essa Rua Fosse Minha. E elas não se intimidam com a presença masculina. Preparam o solo, assentam as lajotas e até na hora de virar a massa para construção do meio fio, estão juntas. Mostram que, mesmo sendo considerado um trabalho pesado, elas tiram de letra e cumprem muito bem suas obrigações.

É o caso da jovem Kamila Cristina da Silva Gomes, residente no Cravo II. Depois de fazer parte da equipe que urbanizou o conjunto onde reside, com lajotamento, meio fio e até calçadas, não pen sou duas vezes quando surgiu a oportunidade de buscar emprego na empresa responsável pela pavimentação em lajotas sextavadas de ruas e alamedas da cidade.

Disse ter ficado um bom tempo parada depois de participar da etapa de pavimentação do Cravo, até o final de abril. “Quando fiquei sabendo da oferta de emprego, procurei a empresa e estou aqui. Fiquei cinco meses parada”, disse. “Valeu a experiência do programa Se Essa Rua Fosse Minha. Não é um trabalho difícil, nem pesado. No começo a gente sente, mas se acostuma. Hoje, a gente pega mais no pesado que eles”, completou, se referindo aos homens que fazem parte da equipe.

Outra calceteira da equipe do Cravo II é Gisele Regina da Silva, residente no Cristo Redentor. “Ficamos sabendo pelo rádio que estavam contratando e, como fizemos o curso, fomos lá. Participar do programa Se Essa Rua Fosse Minha valeu muito. Se não tivesse conhecido este projeto, a gente não estaria aqui”, ressaltou para, em seguida, dizer que está firme nos estudos, fazendo a terceira fase do ensino fundamental.

As duas integram o grupo de 12 trabalhadores que estão pavimentando a alameda Catarina A. Cunha, no Bairro Dom Bosco. Com elas, está também Josenil Morais Martins, morador no Cristo Redentor, integrante de um a das equipes do Cravo Vermelho. Na opinião dele, o programa da Prefeitura “foi muito bom”, ajudou-o na aprendizagem.

“Lá peguei prática e sei fazer de tudo, até serviço de pedreiro”, disse. Ele está na empresa há três meses. Disse que ficou algum tempo parado, vivendo de ‘bicos’, até surgir a oportunidade e exercer a profissão que aprendeu no período em que participou do programa social da Prefeitura. “Agora, melhorou mais ainda, com carteira assinada e tudo”, celebrou.

Outras alamedas

Os três integrantes da equipe da Catarina A. Cunha, na próxima semana, estarão ajudando a embelezar outra região da cidade. Os serviços naquela via serão concluídos até o início da próxima semana. A etapa da implantação das lajotas já está próxima do final. Depois vem o meio fio e o grupo será deslocado para outro trecho.

Na região norte da cidade, abaixo da rede ferroviária, além da Alameda Catarina A. Cunha, a Prefeitura vai pavimentar também as alamedas Militar com saída para a Rua Cuiabá; Ana Rosa, entre Marechal Floriano e Alan Kardec, e Paiaguás, entre Alan Kardec e República da Bolívia; Rua América, entre José Fragelli e Marechal Deodoro; Antônio Avelino Amaral, entre as ruas Cuiabá e América, todas no Bairro Dom Bosco.

Alameda Santo Antônio com saída para a Antônio João; Satélite, entre as ruas Albuquerque e Barão do Melgaço; Eriberto, entre a Albuquerque e Barão do Melgaço, e Vera Cruz, entre as ruas Albuquerque e Barão do Melgaço, todas no centro, além da Alameda Laranjeiras, entre as ruas Alan Kardec e Marechal Floriano, no Bairro Generoso, e a Rua Delamare, entre a 21 de Setembro e Luiz Feitosa Rodrigues, no Bairro da Cervejaria.

Parte alta

Já na região sul, parte alta, os serviços começaram pela Alameda Carneiro, no Aeroporto, já concluídos. Hoje, estão com centrados nas alamedas ainda sem nomes nos setores 13, QD, 177; 13, QD, 178, e 13, QD, 180, todas entre a José Fragelli e Cyríaco de Toledo, no Guanã.

Serão atendidas também as alamedas Tavares, entre a Alameda 17 BC e Geraldino Maciel de Barros, no Centro América; Baracat, entre a José Fragelli e Cyríaco de Toledo, no Aeroporto; das Garças, entre a Marechal Deodoro e Marechal Floriano, na Nova Corumbá; Felicidade, entre a Marechal Deodoro e José Fragelli, na Popular Nova.

Vai atender também as comunidades das alamedas Beirute com saída para a Duque de Caxias, no Bairro Nossa Senhora de Fátima; Roberto A. Dobes, entre a 21 de Setembro e Luiz Feitosa Rodrigues, na Popular Nova; Sebastião Lopes Morrone, entre a José Maciel de Barros e João B. Couto, no Guanã.

Alameda Santo Antônio, quadra 01, entre a Paraná e Minas Gerais, na Popular Nova; 13 de Junho, entre a Firmo de Matos e Rua Luiz Feitosa Rodrigues, no Nossa Senhora de Fátima; Horizonte, entre a Edu Rocha e 21 de Setembro, no Guaicurus; Vereador Jeová Assumpção, entre a Edu Rocha e 21 de Setembro, no Guaicurus.

Rua Piauí, entre a Cyríaco de Toledo e Edú Rocha, no Guarani; Alameda Virgínia, entre a Major Gama e Firmo de Matos, na Popular Nova; Alameda Edna, entre a Major Gama e Firmo de Matos, na Popular Nova; Minas Gerais, entre a Major Gama e Firmo de Matos, Popular Nova, e a alameda Tereza, entre a Major Gama e Firmo de Matos, na Popular Nova.

Primeira etapa

Estas obras integram a primeira etapa de um programa lançado pelo prefeito Paulo Duarte que prevê a execução de 28.786,86 metros quadrados de pavimento em lajotas sextavadas, além de 8.361,20 metros de drenagem superficial.

Na região norte, as obras estão contemplando 12 alamedas localizadas nos bairros Dom Bosco, Generoso, Cervejaria, Universitário e Centro da Cidade. Serão 11.396,86 metros quadrados de pavimento, além de 3.336,60 metros de drenagem superficial.

Na região sul, parte alta da cidade, estão sendo atendidas 20 alamedas localizadas nos bairros Centro América, Aeroporto, Nova Corumbá, Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Guanã, Guarani e Guaicurus. Estão previstos 17.390,11 metros quadrados de pavimento, e 5.024,60 metros de drenagem superficial.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Mercado de Trabalho, Drenagem Superficial, Pavimento, Estudo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens