Quinta-Feira 09/10/2025 00:52

O risco de quem especula

Brasil - Economia - Artigos Econômicos

Foto: cadeodinheiro.wordpress.com

Em fevereiro de 2011, Alexandre Schwartsman, então economista-chefe do banco, envolveu-se num bate-boca com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, ao taxar de “contabilidade criativa” a cessão onerosa de 5 bilhões de barris da União para a estatal. Os dois participavam do seminário

“Cenários da Economia Brasileira e Mundial” e Gabrielli defendeu a operação, dizendo que era uma forma de fazer caixa. Na réplica, o economista ressaltou que “caixa é dinheiro, não é promessa”. Irritado, Gabrielli tentou encerrar a discussão: “Não é promessa nenhuma. São fatos”.

Afirmou também que o dinheiro já estava em poder do Tesouro, mas ouviu resposta irônica. “Só na cabeça dos contadores do Tesouro”. Schwartsman pagou caro pelo ataque. Dez dias depois, foi demitido do Santander, sem maiores explicações.

Alexandre Schwartsman, na verdade, estava na alça de mira há muito tempo. Ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central no governo Lula, ele havia se transformado em crítico feroz da política econômica. E o debate em público foi a gota d'água. O episódio dessa semana é bem diferente. O atual economista-chefe do Santander é Maurício Molan, no cargo desde março de 2011.

Ao contrário do antecessor, adotou uma postura de low profile. Dá poucas entrevistas e pouco aparece em eventos. Nem de longe tem na mídia o destaque de Octávio de Barros e Ilan Goldfajn, respectivamente economistas-chefes do Bradesco e do Itaú. Sua opinião não chega a surpreender. Na virada do ano, por exemplo, Molan previu que o cenário de 2014 seria afetado pela política fiscal e pela alta dos juros. “Isso vai significar um crescimento menor”, disse. 

Pelo perfil de Molan, fica evidente que não partiu dele o informe pessimista enviado aos clientes “Select” do Santander. Sob o título “Você e seu dinheiro”, comenta-se o fato de a Bolsa estar subindo sempre que as pesquisas apontam queda de Dilma nas intenções de voto para a eleição de outubro. Eis a conclusão: “Se a presidente se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, o câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam a alta e o índice Bovespa cairia”.

Haveria deterioração dos fundamentos econômicos. Ao saber do texto, o presidente do PT, Rui Falcão, disse que o Santander estava praticando “terrorismo eleitoral”.

No Planalto também houve indignação. Apesar do pedido de desculpas do presidente mundial do Santander, Emilio Botin, foi cancelada a participação do vice-presidente Michel Temer, na abertura, ontem, do III Encontro Internacional de Reitores, promovido pelo banco. 

Fontes do Santander informaram que “todos os responsáveis pela elaboração e pela aprovação do texto serão demitidos após investigação interna”. O banco ameaça repetir a resposta radical que foi dada à ousadia de Schwartsman. Bem melhor seria a presidente Dilma passar uma borracha no episódio.

Ontem, em São Paulo, ela afirmou que que acha inadmissível a interferência de instituições financeiras no processo eleitoral. E lembrou que, em 2002, quem especulou contra a eleição de Lula se deu mal. Mas explicou que ainda não sabe exatamente o que vai fazer. “Eu sou presidenta da República, tenho de ter uma atitude mais prudente”, explicou. É isso aí. É um problema menor. Fora da órbita da presidenta.

Octávio Costa/Brasil Econômico/JE

fevereiro de 2011, economista-chefe do banco, bate-boca, presidente da Petrobras

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens