Quinta-Feira 09/10/2025 02:54

Ajuste fiscal dependerá da força do presidente eleito

Brasil - Política - Cenário Pós Eleição

O cientista político Octavio Amorim Neto traçou cenários otimistas e pessimistas para os três principais candidatos à Presidência da República

(Foto: Montagem/Exame.com)
A capacidade de o governo realizar em 2015 o ajuste fiscal considerado necessário por grande parte dos economistas dependerá das condições em que for eleito o próximo presidente. A vitória partidária em Estados-chave, o número de assentos ocupados pela legenda no Congresso Nacional e quais serão os partidos integrantes da coalizão devem pesar na formação do capital político e na determinação de promover o aperto nas contas públicas.

O cientista político Octavio Amorim Neto, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV), traçou cenários otimistas e pessimistas para os três principais candidatos à Presidência da República - a atual presidente Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB) e o ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) - e cruzou com as chances de o ajuste fiscal ser realizado.

Na hipótese de Dilma ser reeleita, o cenário otimista considera eleição no primeiro turno ou com folga sobre o adversário no segundo turno, além de conquista na disputa para governador em algum Estado do Sudeste. "Seria uma grande vitória pessoal para Dilma, porque a política econômica dela tem sido duramente criticada. Ela poderia reivindicar para si ativos como a independência de seu antecessor (Lula)", afirmou Amorim Neto, em seminário sobre as eleições realizado nesta tarde pela FGV, no Rio.

A partir daí, duas possibilidades se abrem. "Com Dilma mais forte politicamente, isso sugere que tem gordura para fazer o ajuste fiscal que alguns economistas liberais têm demandado", explicou. Um segundo caminho seria a adoção de um mandato conservador, com manutenção da política econômica, uma vez que a reeleição seria entendida como aprovação ao que foi feito até agora. "Nesse caso, muito provavelmente o ajuste seria muito superficial. Para economistas, um prelúdio de mais quatro anos de economia morna."

O cenário pessimista de Dilma considera vitória apertada no segundo turno, sem eleger nenhum governador no Sudeste. A pouca vantagem deixaria a presidente enfraquecida politicamente e disseminaria o pessimismo em relação ao ajuste fiscal, favorecendo o "experimentalismo" na política econômica, segundo o cientista. "Pode começar sendo um ajuste profundo e se tornar superficial, ou vice-versa", afirmou Amorim Neto.

Aécio e Campos

Para os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos, as chances de algum deles ser eleito no primeiro turno são mínimas. No caso do tucano, um cenário otimista teria uma margem de cinco ou seis pontos porcentuais na vitória sobre o adversário no segundo turno. Mas o sucesso do governo e do ajuste fiscal dependerá da expansão do PSDB no Legislativo.

"O PSDB hoje tem apenas 44 deputados, ou 8,6% da Câmara, e 11 senadores", citou Amorim Neto. Além disso, a realização do ajuste fiscal depende da manutenção dos governadores em São Paulo e Minas Gerais, além da obtenção de apoios do PTB e do PSB.

Num cenário pessimista, Aécio seria eleito com pouca margem e sem o apoio de Campos, enquanto o PSDB não ampliaria participação na Câmara e perderia um dos Estados-chave. Ainda que tivesse o apoio de PMDB, seria um governo com capital político reduzido. "Ele teria problemas na aplicação do choque de credibilidade. Com o tempo, ele poderia vacilar, devido ao perfil de conciliador", disse Amorim Neto.

No caso de Eduardo Campos ganhar, o cenário otimista envolve o apoio político e técnico do PSDB, uma vez que o PSB é um partido pequeno. "Poderia contar ainda com o apoio do PT", disse o cientista. Em um cenário pessimista, a vitória apertada e a ausência de apoio de PT, PMDB e PSDB deixariam Campos isolado no poder.

 

Portal Exame

Brasil, politica, ajuste fiscal, presidente eleito, Dilma, Aécio, Eduardo Campos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens