Ato Público pelo Trabalho Seguro defende medidas preventivas
Ação Social - Trabalho com Segurança
Foto: Fiems

Durante o Ato Público pelo Trabalho Seguro, evento promovido pela Fiems, Sesi, TST (Tribunal Superior do Trabalho) e TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), realizado neste sábado (26/07) no CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Aparecida do Taboado, o superintendente do Sesi, Michael Gorski, ressaltou a importância de conscientizar e prevenir os trabalhadores quanto aos riscos dos acidentes e das doenças do trabalho.
"Essa ação é uma ação apoiada pelo Sistema Fiems para levar ao trabalhador a consciência de que o trabalho seguro dentro da indústria preserva a sua integridade física e saúde", disse Michael Gorski. Já o presidente do TRT/MS, desembargador Francisco Lima Filho, pontuou sobre a necessidade e a importância da adoção de medidas preventivas da saúde e segurança do trabalho.
"Nosso objetivo é fazer com que as pessoas reflitam sobre o trabalho seguro, para evitar acidentes e doenças no ambiente laboral de todas as atividades. Hoje, Aparecida do Taboado tem um polo industrial bastante diversificado e se desenvolve cada vez mais. Por isso, é preciso estar atento à preservação da vida desses industriários. Em 2013, foram 139 acidentes de trabalho na cidade, com 1 óbito e, neste ano, esperamos reduzir este número", afirmou o desembargador do trabalho.
Na avaliação do presidente da AIAT (Associação das Indústrias de Aparecida do Taboado), Fabrício Lalucci, o ideal é disseminar entre os trabalhadores uma cultura educacional voltada para o trabalho seguro para que todas as indústrias falem a mesma linguagem. "A Associação tem trabalhado nesse sentido, de popularizar a conscientização dos industriários para garantir um trabalho mais digno, qualidade de vida e saúde", declarou.
O ajudante de produção da Macrotex, José Leonidas Gomes Diniz, 37 anos, garante que o uso do equipamento de proteção individual foi fundamental para evitar um acidente em seu ambiente de trabalho. "Graças às botinas que estava usando a peça que caiu não atingiu meu pé. Sem ela, com certeza, eu teria me machucado gravemente", comentou.
Para o encarregado de produção da Frango Ouro, Max Antônio Teodoro, 27 anos, o trabalho seguro depende da conscientização individual de cada trabalhador. "Em cada setor, nós temos um responsável por reforçar o uso dos equipamentos de proteção, porque é justamente para o nosso bem-estar", finalizou.
Após as ações desenvolvidas pelo Sesi, como lazer e sorteios de brindes, foi realizado um show com a dupla sertaneja Alex & Yvan. Ainda durante o evento, o Sesi promoveu uma apresentação teatral sobre saúde e segurança no trabalho. O Ato Público pelo Trabalho Seguro está inserido na política nacional desenvolvida pela Justiça do Trabalho em decorrência da preocupação com o agravamento dos acidentes do trabalho no Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, o evento está incluído nas ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin-24), que é composto pelo TRT/MS, Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Fiems, Secretaria Estadual de Educação, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Funsat e Fundacentro.

Fiems
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












