Desemprego fica estável em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo
Brasil - Mercado de Trabalho - Desemprego no País
Foto: Estadão Conteúdo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, mais uma vez a Pesquisa Mensal de Emprego e Salário com dados incompletos por causa da greve dos servidores da instituição em Porto Alegre e Salvador. Assim, para esta pesquisa, o órgão apresentou resultados de apenas quatro das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto.
Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, a taxa de desocupação (proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa) ficou praticamente estável em junho de 2014 relação ao mês anterior, em 3,9%, 3,2% e 5,1%, respectivamente. Já em Recife, a taxa caiu de 7,2% para 6,2% entre o quinto e sexto mês do ano. Em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 ponto porcentual (p.p.) em São Paulo; 2,1 p.p. no Rio de Janeiro; 0,3 p.p. em Recife; e 0,2% em Belo Horizonte.
O contingente de desocupados (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado) também não teve mudanças significativas nas quatro regiões, quando comparados dados de junho com maio de 2014. Mas, na relação com junho de 2013, o número de pessoas sem emprego caiu 24,3% em São Paulo e 40,3% no Rio de Janeiro. Em Recife e Belo Horizonte não houve alteração que seja importante em termos estatísticos.
O montante de trabalhadores com carteira assinada manteve-se estável nas quatro regiões, tanto na comparação com o mês anterior quanto com junho de 2013. Mas, a proporção de empregados sem carteira assinada no setor privado caiu 17,7% em São Paulo na comparação de junho deste ano e do ano passado. As demais regiões apresentaram estabilidade frente a maio de 2014 e junho de 2013.
Salário - Na passagem de maio para junho, o rendimento médio dos trabalhadores caiu 1% em Recife, 2,2% em Belo Horizonte, 0,5% no Rio de Janeiro e 1,6% em São Paulo. Na comparação com junho de 2013, o salário dos trabalhadores de Recife subiu 3,9%, enquanto o dos empregados no Rio de Janeiro aumentou 6,5% e de São Paulo cresceu 0,6%. Em Belo Horizonte, não houve variação anual.
Veja/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito