Combate no leste da Ucrânia deixa 13 soldados ucranianos mortos
Mundo - Geral - Ucrânia Crise
Imagem:Divulgação
Ao todo 13 soldados ucranianos morreram em combate entre as forças governamentais e os separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia nas últimas 24 horas, informou nesta terça-feira o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.
Lisenko detalhou que três deles morreram na explosão um micro-ônibus carregado de explosivos.
Ao mesmo tempo, cinco civis morreram e pelo menos outros 16 ficaram feridos nas últimas 24 horas em Lugansk, segundo a assembleia municipal dessa cidade, capital da região homônima.
Pelo menos 22 prédios foram danificados em essa urbe de meio milhão de habitantes por fogo de artilharia do que se culpam os dois grupos em conflito.
Lugansk e seus arredores, submetidos a fogo de artilharia há semanas, se transformou no cenário dos combates mais intensos desde a rendição de Slaviansk, símbolo da rebelião pró-Rússia pelo que se combateu durante dois meses.
Após render ontem três cidades nas regiões de Lugansk e Donetsk, os milicianos pró-Rússia se retiraram hoje de outras duas, Severodonetsk e Lisichansk, onde estavam praticamente cercados pelas forças de Kiev.
As duas cidades junto a Rubézhnoe, tomada ontem pelas tropas de Kiev, fazem parte da aglomeração urbana de Severodonetsk, situada na retaguarda de Slaviansk e considerada uma área estratégica para garantir o êxito de uma ampla ofensiva sobre Donetsk, capital da região homônima que segue em mãos dos sublevados.
"Há combates muito duros em Severodonetsk. O exército ucraniano avança com várias colunas de tanques. Lisichansk foi bombardeado nesta madrugada", informa um comunicado da autoproclamada república popular de Lugansk.
Enquanto isso, o porta-voz das forças de Kiev, Vladislav Selezniov, assegurou que "a Guarda Nacional, as Forças Armadas e unidades especiais do Serviço de Segurança da Ucrânia 'penteiam' Severodonetsk para despejá-la de guerrilheiros".
Por outro lado, continuam os combates nos acessos a Donetsk, com cerca de 1 milhão de habitantes antes da explosão do conflito, onde pelo menos quatro pessoas morreram ontem como resultado dos confrontos na região ocidental da cidade.
No entanto, a maioria dos soldados ucranianos na região de Donetsk combate os separatistas nos acessos à cidade de Górlovka, cerca de 40 quilômetros de Donetsk e um das fortificações mais importantes dos insurgentes.
A assembleia municipal de Górlovka, ponto estratégico para cercar Donetsk a partir do norte, informou de sangrentos combates nos acessos à cidade, com mais de 250 mil habitantes.
A ofensiva ucraniana coincide com a mudança para cidade de Kharkiv, no nordeste do país, dos restos mortais das vítimas na catástrofe do Boeing 777 malaio, supostamente derrubado por um míssil com 298 pessoas a bordo há cinco dias em uma zona controlada pelos separatistas russófilos.
Efe/盧卡斯
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão