Quarta-Feira 03/09/2025 18:53

Fé em Nossa Senhora do Carmo mantém festividade em pleno Pantanal

Eventos - Atrações Musicais

Foto:Divulgação

As festividades de louvor a Nossa Senhora do Carmo, na região de Forte Coimbra, mais um ano contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, que proporcionou decoração, atrações musicais e culturais para abrilhantar está que é uma festa tradicional do município pantaneiro por diversos elementos que dão a ela uma singularidade que atrai muitos devotos e visitantes na pacata vila que mescla população civil e militar em pleno Pantanal. As comemorações começaram no dia 12 e culminaram nesta quarta-feira, 16 de julho.

O local histórico e rodeado pela natureza é um daqueles pedaços de chão onde o tempo parece andar mais devagar, onde as pessoas se conhecem por apelidos e através de toda a linhagem de ascendentes, onde as ruas de areia levam a poucos comércios e quase nenhuma opção de lazer, porém ocupando espaço importante no centro está a capela que guarda a imagem da santa cultuada há séculos desde que se atribuiu a ela a trégua em um dos episódios mais notórios da Guerra do Paraguai.

A História conta que o ditador paraguaio Solano Lopez queria conquistar uma saída para o mar e para isso objetivou conseguir terras em três países: Brasil, Argentina e Uruguai. O antigo Estado de Mato Grosso estava nesse caminho e por isso sofreu investiduras das forças paraguaias. No dia 28 de dezembro de 1864, tropa paraguaia com 3,2 mil homens, 41 canhões, 11 navios e farta munição cercou o forte. Os brasileiros (149 homens) resistiram até o segundo dia, quando um soldado exibiu a imagem da santa a pedido da esposa do comandante do Forte, Ludovina Portocarrero, e os inimigos suspenderam o fogo, permitindo a fuga dos sobreviventes.

A mesma imagem, trazida pelo construtor e depois comandante do forte, Ricardo Franco, é venerada desde então, como a “Rainha da Paz”. Muitas são as graças atribuídas à santa que também se acredita que confira poderes milagrosos às águas do interior da gruta Ricardo Franco, onde uma estalagmite é observada como a figura da santa. Apesar de a Ciência considerar as águas cristalinas como contaminadas pelas fezes dos morcegos que nela habitam, a população crê que resida poderes milagrosos no líquido.

Devotos

A costureira Marina de Arruda Ferreira participa dos festejo a Nossa Senhora há quase 40 anos e é uma das mais fervorosas devotas. Ela acompanha ativamente toda preparação e os rituais religiosos. Foi uma das primeiras pessoas a entrar na capela ao romper do dia 16, quando, após as queima de fogos à meia-noite, anunciou-se a chegada do Dia de Nossa Senhora do Carmo.

“Filha de Coimbra”, como se orgulha em dizer, a moradora Edir confirma a fé na santa a cada ano participando de todos os rituais. Proprietária de um bar na localidade, ela é bastante receptiva com os visitantes que chegam para os festejos e observou.

“Nossa Coimbra nunca esteve tão enfeitada, tão bonita como esse ano com o que preparou a Fundação de Cultura de Corumbá. Isso ajuda a dar um clima mais festivo, pois é essa a única época do ano que temos algo diferente. É festa, mas também é muita fé e respeito por tudo o que a santa nos concede de benções ano após ano”, observou.

Angelúcio Melgarejo, descendente de Raimundo da Costa Leite, músico do Exército que por anos guardou a imagem milagrosa em sua casa, após os episódios históricos mostra orgulho em continuar com aquilo que acredita ser a missão da família: preservar a história de fé de Nossa Senhora do Carmo. Como a comunidade não tem um padre, é ele o responsável pelas celebrações católicas durante todo o ano, com exceção da data festiva, quando o bispo diocesano preside os rituais.

“A gente gosta de receber as pessoas, principalmente aquelas que compartilham da mesma crença que a nossa, que tem profundo respeito a nossa Mãe protetora. Para mim, é uma honra ser o guardião de toda essa história”, explica o morador que participou dos rituais apoiando o bispo Dom Martinez que observou.

“Como a guerra é triste, perigosa e por isso deve ser evitada a todo custo. Que Nossa Senhora continue protegendo e defendendo à população e a todos nossos militares das três Forças Armadas. Que a atividade de vocês seja sempre a de levar a paz, preservar a vida, afinal Nossa Senhora do Carmo não é a Rainha da Morte, mas sim a Rainha da Paz”.

Dia de festa e fé

O dia 16 começou com a alvorada festiva e a Banda de Música Manoel Florêncio que anunciou os festejos por toda vila. Na praça, em frente à capela, uma farto café da manhã aguardava os devotos e convidados para que se iniciasse, então, a procissão terrestre com destino ao Forte Coimbra, onde a imagem foi conduzida e recebida por militares em trajes históricos. Do alto do Forte, construído em 1775 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a missa foi conduzida pelo bispo diocesano e o gesto de levantar a imagem ao alto assim como aconteceu durante a Guerra do Paraguai é repetido.

Após a solenidade religiosa, a imagem é conduzida para a procissão fluvial que segue com a reza do terço. Novamente em terra, o andor é levado para a praça e seguem homenagens para pessoas da comunidade e autoridades militares até ser dada a autorização para o início do churrasco comunitário que, este ano, teve cinco rezes preparadas para o abatimento.

Logo após o almoço, o baile recomeça e segue até à última noite de festejos organizados pelo comando da 3ª Companhia de Fronteira Porto Carrero e comunidade civil local em parceria com a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura, contando ainda com o apoio da Marinha do Brasil.

“Sabemos que a festa não é somente para comunidade de Coimbra, mas para o município de Corumbá e muita gente que retorna aqui neste período para pagar promessas. Há algo místico, diferente aqui, sim, é um fato histórico que deve ser, cada vez mais conhecido e valorizado por todos”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Marica Rolon, que esteve presente as comemorações.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Festividades de Louvor, População, Festa Tradicional, Preparação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens