Domingo 16/06/2024 16:03

Ponta Porã completa hoje 102 anos de emancipação

Homenagem - Emancipação

Foto:Divulgação

Ponta Porã cidade com 78 mil habitantes, fronteira com Pedro Juan Caballero, completa nesta sexta-feira, 18 de julho, 102 anos de Emancipação Política e Administrativa.

O município cresceu de forma harmoniosa com o país vizinho Paraguai, no qual mantém uma pacifica convivência, com a quinta economia do estado, é parte importante da construção histórica e cultural de Mato Grosso do Sul.

Ao longo dos anos a economia foi marcada pela expansão comercial dos ciclos da erva mate, café e madeira, responsável pela imigração de diversos povos oriundos do sul e norte do país, bem como de paises estrangeiros como:Argentina, Paraguai e Japão.

Com o passar dos anos a mudança de perfil econômico estabeleceu um novo rumo, impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que tiveram nos habitantes do sul do país, sua principal expansão nas décadas de 70 e 80, assim como a produção de agricultura familiar produzida pelos orientais.

A fronteira seca com o país vizinho possibilitou a consolidação do chamado Turismo de Compras, fortalecendo o comércio, atualmente o segundo maior gerador de empregado de Ponta Porã.

Ponta Porã cresceu nos últimos anos sempre associado a integração sócio-cultural com Pedro Juan Caballero. “Não tem como desassociar, somos dois povos que se tornam um, pela história, costumes e tradições que nos aproximam” lembra o Professor e Historiador Sacha Cardona.

O município de fronteira possui fatos e momentos marcantes em sua trajetória, com praças, instituições de ensino, clubes de serviços e prédios públicos que ajudam a traduzir cada instante.

O Empresário Anderson Carpes, também exalta a integração como fator fundamental para o desenvolvimento de Ponta Porã. “Temos um povo hospitaleiro e trabalhador, com características próprias.Temos um clima único, e atrativos históricos e culturais que atraem os visitantes” frisou.

A rica diversidade cultural e histórica vem permitindo um novo momento para Princesinha dos Ervais, assim denominada pelo então Bispo Dom Aquino em visita a Ponta Porã, na década de 1930.

Em seus 102 anos de existência Ponta Porã, alcança a maturidade enquanto município, buscando aliar suas potencialidades históricas, culturais e econômicas em favor do desenvolvimento.

“Ponta Porã possui um perfil diferente.A interação da população de ambas as cidades, cultura e línguas, se misturam que até confundem um observado externo, para o fato de ser brasileiro ou paraguaio” salientou Miguel Moraez, secretário executivo do Convention Visitors & Bureau Turismo sem Fronteira.

Este novo momento vem possibilitando um município pulsante, atraente, tendo em sua gente o modelo de integração entre dois povos.

Ferrovia

Ponta Porã completa 102 anos, impulsionada por uma rica história que ajuda a formar a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

Com inúmeros fatos e curiosidades, é impossível não mencionar a importância da Ferrovia como fator preponderante para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Ponta Porã.

A Estação Ferroviária de Ponta Porã foi inaugurada em 19 de abril de 1953, iniciando um período fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Ponta Porã e a cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai.

Por meio do ramal Corumbá, Campo Grande, Maracaju e Ponta Porã, chegavam imigrantes, trabalhadores de diversos lugares do país e do mundo, atraídos pelo ciclo da madeira e café.

Muitos chegavam com sonhos e projetos com o objetivo de se fixar na fronteira entre Brasil e Paraguai, outros de cumprir com a obrigação profissional.Para os moradores locais, aguardar familiares, amigos ou mesmo apenas para ver o trem chegar, já era uma diversão garantida.

Esta fase romântica chegou ao seu final na década de 90, com o sucateamento de muitas ferrovias, deixando para trás um momento importante da história de Ponta Porã.Atualmente por meio de uma parceria o prédio da Estação Ferroviária de Ponta Porá, localizada na General Osório, 2.150 abriga projetos esportivos e culturais desenvolvidos pela Prefeitura Municipal, através da SEJUL-Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer e a FUNDAC-Fundação da Cultura de Ponta Porã que atende milhares de crianças de segunda a sexta-feira.

Conforme informação do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o transporte ferroviário no Brasil possui pouco menos de 30 mil quilômetros de extensão por 22 estados e Distrito Federal.A implantação das ferrovias no Brasil se deu a partir da década de 1850, sendo as primeiras ferrovias estimuladas por capitais nacionais e estrangeiros (especialmente o inglês), o principal motivador era o transporte de cargas.

Segundo historiadores a grande expansão das ferrovias brasileiras se dá no inicio do século XX.Em 30 de setembro de 1957, é criada a Rede Ferroviária Federal S/A reunindo 22 ferrovias brasileiras.Na década de 90 ocorre o processo de desestatização da RFFSA.

Somente a partir do fim da década de 1930 seria iniciado o prolongamento da Estrada em direção a Corumbá, ao mesmo tempo em que se iniciava a construção de um ramal, partindo das imediações de Campo Grande para Ponta Porã.

Esta iniciativa tinha o objetivo de ligar a rede ferroviária brasileira á República do Paraguai.Na mesma época começou a ser construída uma ferrovia entre Corumbá e a cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra.Todos os trechos foram construídos na primeira metade de 1950.

Dourados Agora/RMC

Emancipação Política, Desenvolvimento, Potencialidades Históricas, Maturidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens