Sexta-Feira 10/10/2025 07:19

Brics impulsionam perspectiva de maiores negócios da avicultura brasileira

Brasil - Economia - Brasil perspectiva

 

Imagem:Divulgação
Os produtores de suínos e aves do país esperam que o fortalecimento dos Brics possa abrir novos mercados e oportunidades de comercializar os produtos em moedas regionais, sem envolver o dólar, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

"Com o fortalecimento das relações com países emergentes que aconteceu nesta semana no Brasil, percebemos uma vontade mútua de todos os países em fortalecer o uso de moedas locais como forma de destravar negócios", explicou o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Durante o VI Encontro da Cúpula dos Brics, em Fortaleza (CE), a ABPA participou de uma série de reuniões com autoridades de China, Índia, Rússia e África do Sul para tentar estreitar laços e negócios entre os países do grupo.

Com a presença de autoridades chinesas, a entidade buscou a agilização da habilitação de plantas frigoríficas de aves e carne suína para o gigante asiático, principal parceiro comercial do Brasil desde 2009.

Na Rússia, a associação propôs o aprimoramento dos sistemas de exportações existentes com o objetivo de dar maior autonomia às autoridades brasileiras quanto à indicação de plantas industriais que atendam os requisitos técnicos de Moscou.

Já com a Índia, o trabalho a ser feito é a redução tarifária, porque ainda não há grande abertura do mercado de alimentos brasileiros no país.

O fortalecimento do grupo como potência global, disse Turra, "melhora" as expectativas de aquecimento do mercado interno e das exportações de alimentos brasileiras.

As vendas externas podem crescer no segundo semestre, já com os índices registrados de janeiro a junho deste ano. Neste período, a carne de frango brasileira teve um crescimento de 0,43%, passando de 6,06 mil toneladas em 2013 para 6,09 no primeiro semestre de 2014, número avaliado por Turra como "pequeno". Mas, para ele, o crescimento representa um cenário positivo com perspectivas de estabilidade.

"O volume atingido foi um pouco inferior ao que projetávamos, mas considerando alguns problemas que tivemos na passagem de ano como o fechamento do Porto de Itajaí (Santa Catarina) por sete dias, deixamos de exportar 30 mil toneladas", avaliou.

Para ele, o tímido crescimento da avicultura neste primeiro semestre reserva boas surpresas de estabilização a partir de julho e agosto, quando as exportações podem avançar independentemente do nível de consumo interno, que obteve oscilações positivas devido ao trânsito de pessoas durante a Copa do Mundo.

Segundo a análise do levantamento feito pela ABPA, a expectativa anual das exportações para 2014 passa da variação de 2% e 2,5% para a de 3% a 4% por causa do aumento de volume da avicultura registrado nos primeiros seis meses e do ressurgimento da Venezuela como mercado comprador de frango, além da abertura de negociaões com a China.

"Venezuela e China surgem como grandes mercados vetores para impulsionar a mudança na previsão anual do volume de exportações de aves, causada pelo reflexo de 0,6% de crescimento nas exportações de aves em relação a 2013", explicou o vice-presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Outro mercado que pode surpreender a favor do Brasil é a Tailândia, que não representa um mercado de grandes volume de frango, mas é um "concorrente" que tem disponibilidade de atacar mercados como Japão e outros países asiáticos.

Para Turra, há dois fatores para o "equilíbrio das exportações e do mercado interno da avicultura": o desaquecimento da economia mundial e o incremento na produção local de carnes podem fazer com que se "tire proveito da avicultura em 2014".

Segundo os diretores, o objetivo principal para o segundo semestre é manter o equilíbrio do consumo interno e das exportações.

Efe/盧卡斯

independentemente, nivel, consumo, interno, oscilações, semestre, reserva, considerando

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens