Quinta-Feira 09/10/2025 16:49

Kassab é réu em nova ação por improbidade administrativa

Brasil - Ações Judiciais - Ação Civil

Foto: Veja

O ex-prefeito de São Paulo e candidato ao Senado Gilberto Kassab (PSD) tornou-se réu em ação civil por improbidade administrativa, sob a acusação de ter autorizado, em 2012, a contratação sem licitação da empresa IMX Esporte e Entretenimento Ltda. para a realização do evento esportivo UFC Brasil, no Ginásio do Ibirapuera, ao custo de 2,5 milhões de reais. A  juíza Alexandra Fuchs de Araújo, da 6ª Vara da Fazenda Pública, acatou em 1º de julho denúncia apresentada pelos promotores de Justiça José Carlos Blat e Valter Santin.

Além de Kassab, são réus no processo a IMX e o ex-secretário municipal de esportes Antonio Moreno Neto. Os promotores argumentam que a negociação significou “um gasto abusivo e excessivo de recursos públicos em atividade não olímpica" e que o procedimento dos réus "fere os princípios da administração pública e lesa os cofres públicos em prejuízo ao patrimônio público, à administração pública e ao interesse social”.

A assessoria de Kassab alega que sua gestão “foi rigorosa no cumprimento de requisitos legais para contratações públicas” e que o convênio com a empresa “foi celebrado com base em critérios técnicos pela Secretaria de Esportes”. No entanto, ele afirma não ter efetuado nenhum pagamento. O ex-secretário disse que “concorda com Kassab”. A IMX não se manifestou.

Em junho deste ano Justiça de São Paulo condenou Kassab em outra ação por improbidade. Ele teve os direitos políticos suspensos por três anos e foi condenado ainda ao pagamento de multa no valor de trinta vezes a sua última remuneração (cerca de 12.000 reais) e proibido de firmar contratos com o poder público, receber benefícios ou incentivos fiscais, também por três anos. Sua defesa recorre da decisão.

Kassab foi condenado pela 7ª Vara de Fazenda Pública por não ter pagado precatórios a servidores municipais no ano de 2006, o primeiro à frente da prefeitura. A decisão foi do juiz Evandro Carlos de Oliveira, que entendeu que Kassab deixou de pagar dívidas obrigatórias determinadas pela Justiça e aplicou recursos do Tesouro destinados à quitação dos precatórios em outras despesas da prefeitura.

Kassab é réu ainda em ação criminal movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) que aponta irregularidades no caso Controlar – empresa responsável pela inspeção veicular na capital até janeiro deste ano.

O juiz Djalma Rubens Lofrano Filho, da 7.ª Vara Criminal da Capital, aceitou em fevereiro de 2013 a denúncia do MPE contra Kassab e o empresário Ivan Pio de Azevedo, ex-presidente da Controlar. Kassab é acusado de violar a Lei de Licitações na contratação da Controlar. Segundo o MPE, o contrato causou prejuízo de1,1 bilhão de reais aos cofres públicos e aos proprietários de carros registrados na capital.

Veja/JE

ex-prefeito, São Paulo, candidato ao Senado, réu, ação civil

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens