Quarta-Feira 08/10/2025 20:46

Festival de arte urbana revitaliza forte militar na periferia de Paris

Mundo - Cultura - Efêmero Museu ao Ar Livre

Imagem:Divulgação
Escondido entre a vegetação e a má reputação dos arredores de Paris, o Forte de Aubervilliers se transformou em um efêmero museu ao ar livre durante o festival In Situ, onde mais de 50 artistas de rua trabalham sob a temática comum da transformação.

Neste caso, caminhonetes abandonadas, carros corroídos e muros de tijolos servem como telas para os artistas que vieram de diferentes partes do mundo com um único objetivo: mudar a história deste renegado terreno da periferia parisiense.

Em entrevista à Agência Efe, o urbanista francês Olivier Landes explicou que modelar o passado e o futuro do entorno do Forte de Aubervilliers é um dos principais objetivos do festival In Situ.

Landes, responsável pela organização de arte e arquitetura Art en Ville, confessa que "aproveitaram a mudança de inquilinos" para fundar um festival de arte urbana sem precedentes na Europa e em um lugar com uma história muito pouca artística.

O forte, que Landes descreve como um lugar "secreto, mítico e inquietante", foi fundado como fortificação militar no século XIX, mas nas últimas décadas abrigava as instalações de uma empresa de desmanche de automóveis e de outra de serviço de guindastes.

Na atualidade, o local se encontra desocupado, mas a sociedade francesa AFTRP planeja uma importante transição urbanística na região, com a edificação de um bairro ecologicamente sustentável, objetivo que também inspira os murais dos artistas.

O mural de um capacete militar do qual brota vegetação relembra os anos de guerra na Europa, nos quais o Forte de Aubervilliers tinha a função de proteger o nordeste de Paris perante o avanço das tropas da Alemanha, mas também estabelece uma metáfora sobre esse renascer da região.

Outro exemplo do simbolismo das obras é a pintura do rosto de uma mulher através de traços coloridos, que adianta a futura chegada de novas moradoras a um entorno historicamente masculino de militares e mecânicos.

Outra intervenção artística memorável é o monumental mural do artista cubano Jorge Rodríguez Gerada, que imortaliza o rosto de uma moradora do bairro sobre a superfície de 1,4 mil metros quadrados de um antigo estacionamento.

Rodríguez se fixou nos traços de Nicole Picquart, uma mulher aposentada que colabora como voluntária em trabalhos de integração de imigrantes na França, porque buscava representar "um personagem anônimo com impacto em uma população complicada".

O artista se identificou especialmente com o trabalho social de Picquart, já que, devido a sua infância nos Estados Unidos, conhece bem as dificuldades de adaptação que as famílias emigrantes sofrem.

Seus trabalhos, segundo indicou à Efe, "não são homenagens a reis e nem a políticos, e também não são feitos para ficar como o túmulo de Napoleão". Rodríguez diz que sua obra fala de "gente que faz coisas do bem e na atualidade".

A declaração do artista cubano parece seguir a filosofia do festival, que apagará as obras após o término do período de exposição, o que, segundo Landes, "não é nenhum drama", levando em conta o caráter efêmero da arte urbana.

"Não são para durar, mas para chamar a atenção das pessoas que estão aqui agora", ressaltou o organizador.

Atrair visitantes para um festival de arte urbana em uma cidade que conta com mais de 150 museus é tarefa complicada; ainda mais se os murais estiverem em um terreno abandonado da temida periferia parisiense.

No entanto, este espaço de exposição atípico conseguiu atrair um total de 13 mil visitantes desde sua abertura, no último dia 17 de maio, e que seguirá engrossando este número até seu encerramento, adiado até o final do mês.

Esse suposto êxito também anima os organizadores, que esperam que a arte urbana faça do Forte de Aubervilliers um lugar cheio de cor após sua transformação.

Efe/盧卡斯

efêmero, museu, ar livre, buscava, anônimo, população, voluntária, trabalhos, colabora

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens