Sábado 11/10/2025 05:15

Quase 100 civis morrem em um dos atentados mais sangrentos do Afeganistão

Mundo - Geral - Atentado Suicida

Imagem:Divulgação
Quase cem civis morreram e 42 ficaram feridos em um atentado suicida cometido nesta terça-feira com um veículo carregado de explosivos em um movimentado mercado no sudeste afegão, em um dos ataques mais sangrentos registrados no país.

O ataque, no qual faleceram pelo menos 89 pessoas, ocorreu por volta das 10h30 local (3h, em Brasília) em um mercado abarrotado de gente no distrito de Orgun, na província de Paktika, afirmou à Agência Efe o porta-voz do Ministério da Defesa afegão, Zahir Azimi.

O porta-voz explicou que entre os mortos havia muitas crianças e mulheres e acrescentou que os feridos foram evacuados em helicóptero a um hospital.

O governador do distrito de Orgun, Mohammed Reza Kharoti, disse à Agência Efe que o mercado estava repleto de gente que fazia compras do Ramadã e se preparavam para a festa de Eid al-Adha ou Festa do Sacrifício, a maior festividade para os muçulmanos.

"A explosão foi muito potente e sacudiu toda a zona. Havia sangue por todos lados", acrescentou Kharoti, que assegurou que entre os mortos havia, além de civis, dois policiais, contou à Agência Efe um agente que se transferiu ao mercado.

"Vi os cadáveres de dois dos meus companheiros em uma poça de sangue e pó", manifestou o agente local Urban Ali.

As imagens recolhidas pela imprensa local mostraram a área do atentado completamente destruída, com carros carbonizados, lojas destruídas e dezenas de pessoas tentando resgatar os sobreviventes.

"Os inimigos do Afeganistão pagarão um duro preço por matar afegãos. Não podem nos deter. O país seguirá adiante", sentenciou em sua conta do Twitter o ministro do Interior afegão, Mohammed Umar Daudzai.

Este atentado é um dos piores cometidos no país asiático nos últimos anos.

Mais de 60 morreram em dois atentados contra a minoria xiita em 2011 e outras 41 perderam a vida em outro ataque suicida na Festa do Sacrifício em 2012.

Além disso, o ataque coincide com um período de instabilidade no país à espera da divulgação dos resultados das eleições presidenciais depois que os dois candidatos, Ashraf Gani e Abdullah Abdullah, chegaram a um acordo para a auditoria de todos os votos.

Abdullah denunciou uma fraude maciça na apuração de votos por parte da comissão eleitoral e tinha ameaçado se retirar da carreira eleitoral e formar um governo paralelo até que no fim de semana passado, e sob a mediação do secretário de Estado americano John Kerry, foi acordado revisar 100% das cédulas.

"Minhas mais sinceras condolências para os familiares das vítimas", afirmou em sua conta no Twitter Gani, que liderava a primeira apuração preliminar do segundo turno de 14 de junho com 56,44% das cédulas.

Um porta-voz dos talibãs, Zabiula Mujahid, rejeitou o envolvimento dos insurgentes no atentado, já que "sempre buscam o modo de proteger os civis e não é sua intenção perpetrar esse tipo de ataques", recolhe o meio local "Khaama".

No entanto, o analista afegão Ahmad Sayidi assegurou à Efe que os talibãs são os autores do ataque, já que -afirmou- "ao não poder atentar contra a polícia ou os (soldados) estrangeiros, optaram por seu segundo alvo habitual: os civis".

"Não se importam com nada e nem ninguém. A única coisa que desejam é trazer a todo custo a insegurança" ao Afeganistão, recalcou Sayidi.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados (IED, segundo sua sigla em inglês), os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

Hoje, em outro atentado, dois empregados do Palácio Presidencial morreram e sete ficaram feridos na explosão de uma bomba durante a passagem do veículo no qual viajavam nos arredores de Cabul.

Nos seis primeiros meses deste ano, no Afeganistão perderam a vida 1.564 civis, 17% a mais que na primeira metade de 2013, enquanto os feridos foram 3.289, 28% a mais.

Os dados mostram uma preocupante situação no Afeganistão depois que no ano passado as forças de segurança afegãs se responsabilizaram pela segurança após a retirada paulatina da missão da Otan (Isaf), que terminará definitivamente no final de 2014.

Os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9,8 mil soldados em território afegão até o final de 2016.

Efe/盧卡斯

atentado, suicida, apuração, comissão, ameaçado, retiar, revisar, maciça, morte

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens