Quinta-Feira 09/10/2025 19:15

Preocupações voltadas ao setor produtivo brasileiro

Brasil - Agropecuária - Pego de Surpresa

Foto: Agron

Retorno de sete adidos agrícolas preocupa setor produtivo brasileiro.

Representantes do país nos Estados Unidos, Argentina, África do Sul, Rússia, Japão, Suíça e Bélgica retornaram sem substituição, no começo do mês.

A volta dos adidos agrícolas – os representantes do Brasil para articulações comerciais em outros países, pegou o setor produtivo brasileiro de surpresa, e a demora no envio de substitutos já começa a preocupar. Até o dia 30 de junho, o Brasil contava com oito adidos agrícolas, em países importantes para o agronegócio brasileiro, como Estados Unidos, Argentina, África do Sul, Rússia, Japão, Suíça, Bélgica e China, que foi o único mantido.

– Os adidos têm desenvolvido um trabalho muito importante no cenário fitossanitário, ajudado no contexto da promoção, principalmente do algodão, nas últimas missões da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Esse espaço entre a nomeação preocupa – diz o presidente da Abrapa, Gilson Pinesso.

Para substituir os adidos, que iniciaram o trabalho em 2010, por um período de dois anos, prorrogado por mais dois anos, uma seleção avaliou 100 inscritos, a maioria funcionários de carreira da Agricultura e de áreas ligadas à relações exteriores. O ministro da Agricultura, Neri Geller, encaminhou três nomes para cada vaga, mas a burocracia do Itamaraty e da Casa Civil em avaliá-los atrasou o processo.

– Nós tomamos a decisão de trazê-los no dia 30 de junho, quando eles já tinham completado os quatro anos. Acreditávamos que seria suficiente para ter os substitutos. Nós avisamos, definimos essa data com bastante antecedência, tem mais de 100 dias. Achamos que o processo fosse estar concluído, mas não foi possível concluí-lo a tempo – explica o coordenador-geral de articulação da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa), Eduardo Sampaio.

Os substitutos escolhidos pelo Mapa precisam agora ser aprovados pela presidente, Dilma Rousseff. A decisão dever sair em até 60 dias. Caso isso não aconteça, as negociações que estão em andamento em países como a Rússia, podem ficar comprometidas.

– Para os outros países pode passar a impressão de que o Brasil não está muito interessado em manter as negociações no rumo que estavam. Temos que resolver isso logo, não podemos deixar para além de setembro, pois começa a entrar o inverno russo e eles não têm produção. É justamente onde eles fazem o jogo mais duro para baixar o preço – diz o consultor em relações internacionais, Rafael Duarte.

– A situação não é a ideal, porque os adidos não estão mais lá, mas todas as embaixadas têm o setor de Agricultura, já tinha o diplomata que agia em conjunto com o adido e agora o diplomata está suprindo a falta do adido lá – diz Sampaio.

Importância

Os postos são tidos como estratégicos para diversos países, que mantêm adidos agrícolas atuando em diversas embaixadas para facilitar o diálogo. O Brasil criou o cargo apenas em 2008 e demorou dois anos para ocupá-lo.

– Todos os países que mantêm grande fluxo de comércio agrícola contam com adidos em suas embaixadas, sempre escolhidos no corpo dos quadros técnicos de seus ministérios da agricultura. Alguns, como os Estados Unidos, têm um serviço especifico para o tema. No Brasil há, inclusive, muitos adidos de países que têm interesse em exportar seus produtos para nós. Poderíamos dizer que o Brasil chegou tarde e modesto no tema – afirma a Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

A secretaria avalia como "positivo" o trabalho dos adidos, destacando que foi por meio deles que o Brasil conseguiu a liberação para vender carne suína nos mercados japonês e norte-americano. A secretaria aponta também o aumento de frigoríficos autorizados a exportar para a Rússia como resultado das negociações com o país, incluindo o envio de duas missões técnicas russas para inspecionar os estabelecimentos brasileiros nos últimos dois anos.

Assim como a operação, em 2011, para aumentar o número de frigoríficos autorizados a exportar para a China – hoje, maior consumidor de carne de frango do país.

– Nos últimos 10 anos, 20 anos, o Brasil passou a ser um grande protagonista no comércio internacional de produtos agrícolas. Este comércio tem características muito diferentes dos outros produtos, já que, além das regras comerciais, entram em jogo regras técnicas extremamente complexas e sofisticadas, e aí surge a necessidade e inevitabilidade de contar com especialistas nestas posições – defende a SRI.

Agron/JE

sete adidos, setor produtivo brasileiro, representantes do país

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens