Segunda-Feira 13/10/2025 02:54

Suspeito de chefiar máfia de ingressos da Copa é considerado foragido

Brasil - Geral - Copa do Mundo 2014

Imagem:Divulgação
A Polícia Civil do Rio de Janeiro considerou nesta quinta-feira o britânico Raymond Whelan, um dos diretores da Match Hospitality, empresa terceirizada da Fifa e acusada de revenda ilegal de ingressos, como "foragido" da Justiça, que decretou sua prisão preventiva durante a investigação.

Whelan, acusado de ser o chefe de uma complexa rede internacional de revendedores das entradas para a Copa de 2014, aparentemente fugiu de seu hotel quando seria detido por oficiais da 18ª Delegacia da Polícia Civil.

As autoridades indicaram que o britânico inclusive deixou suas malas no hotel e saiu por uma porta exclusiva para empregados, como comprovaram as imagens do circuito fechado de televisão.

"Ele é considerado foragido", relatou a jornalistas o delegado Fabio Barucke, que confirmou que o nome de Whelan foi posto na lista de pessoas procuradas pela Interpol.

Barucke também afirmou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal foram acionadas para impedir sua saída nos aeroportos e nas fronteiras do país.

Em comunicado, o advogado do britânico, Fernando Fernandes, declarou que a defesa recorreu da decisão da Justiça de decretar uma nova prisão e justificou que Whelan entregou seu passaporte e se comprometeu a colaborar com as investigações, mas não mencionou seu paradeiro.

Whelan, detido na segunda-feira, foi beneficiado um dias depois por um habeas corpus que lhe permitia responder às acusações em liberdade.

Após pagar uma fiança e entregar seu passaporte às autoridades como compromisso que não abandonaria o país, o britânico deixou a delegacia e não tinha uma data definida para prestar um novo depoimento.

Na segunda-feira, o britânico tinha sido detido no luxuoso hotel Copacabana Palace, o mesmo ao qual foram hoje os policiais para uma nova detenção e onde estão hospedados os dirigentes da Fifa durante a Copa, e conduzido a uma delegacia na zona sul do Rio de Janeiro.

A Match Hospitality foi a empresa escolhida pela Fifa para oferecer os ingressos do Mundial em pacotes reservados por empresas e para operar as acomodações hoteleiras para os jogadores das diferentes seleções e os dirigentes da entidade.

O executivo foi identificado como chefe do grupo por um advogado detido na operação que aceitou colaborar com as investigações em troca de redução nas penas.

Os membros da organização investigada estavam com ingressos que pertenciam a dirigentes de diversos países, confederações e empresas que tinham comprado pacotes. Essas entradas eram vendidas por preços muito superiores aos estabelecidos pela Fifa, como a Polícia Civil confirmou em escutas telefônicas.

Os ingressos eram administrados pelo empresário franco-argelino Mahamadou Lamine Fofana, um dos detidos na semana passada e em cujo telefone celular foram identificados dezenas de ligações para integrantes da Match Hospitality.

Efe/盧卡斯

investigada, ingressos, operação, dirigentes, integrantes, semana, hoteleiras, seleções

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens