Quinta-Feira 09/10/2025 13:37

Haverá mais alimentos e preços agrícolas baixarão, diz relatório da OCDE-FAO

Mundo - Economia - Produção Mundial

Imagem:Divulgação
Durante os próximos anos a produção mundial de alimentos aumentará e em geral os preços agrícolas baixarão, segundo um relatório conjunto da OCDE e da FAO apresentado nesta quinta-feira em Roma que constata que em geral haverá menos trigo e arroz.

O secretário-geral da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o mexicano Ángel Gurría, disse na capital italiana que este relatório é "portador de boas notícias", já que a produção de alimentos nos próximos dez anos continuará aumentando.

Gurría assinalou que no estudo se prevê que o encarecimento dos produtos alimentícios se freie na próxima década, enquanto a produção global irá aumentar no mesmo período.

E disse que "o mais importante" do relatório conjunto é que "demonstra que o planeta tem a capacidade de produzir a comida suficiente para alimentar sua crescente população".

José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), declarou que este relatório "é propício" se for comparado "com os turbulentos anos passados de preços elevados e voláteis".

"A agricultura tem que proporcionar não somente mais alimentos para o consumo humano, mas também matérias-primas para usos industriais, como os biocombustíveis, e para a alimentação animal", acrescentou.

O estudo revela que durante a próxima década haverá menos trigo e arroz e aumentará a produção de cereais de grão grosso, usado para biocombustíveis e alimentação animal, e subirão os preços da carne, dos lácteos e do pescado.

A estrutura mundial da produção agrícola experimentará uma mudança relativa nos próximos dez anos, quando o crescimento da produção de cultivos de cereais será menor que o da pecuária e crescerão os biocombustíveis, segundo disseram a OCDE e a FAO.

Os organismos incluem estas referências em um estudo de perspectivas que se centra sobre o período que vai entre 2014 e 2023.

Embora neste relatório conjunto se constate que haverá um aumento geral dos preços da carne, dos lácteos e do pescado, "em termos reais, no entanto, tanto os preços de cereais como dos produtos animais se prevê que caiam a médio prazo".

O relatório indica que os preços dos cereais cairão "um ou dois anos mais, antes de se estabilizar a níveis que estarão acima do período prévio a 2008, mas significativamente abaixo dos máximos recentes".

A análise conjunta da OCDE e da FAO constata que os preços dos principais cereais caíram desde máximos históricos "em grande medida como consequência das colheitas extraordinárias da campanha 2013-2014".

Atualmente, se acrescenta, os preços da carne e dos lácteos estão "em níveis máximos históricos, especialmente porque sua oferta ficou abaixo das previsões em 2013".

Gurría indicou que para obter maiores benefícios do aumento esperado da produção de alimentos será preciso que haja um maior investimento dos governos, "sobretudo dos mais desenvolvidos" em infraestruturas destinadas ao setor primário para "apoiar seus fazendeiros".

Além disso, pediu para se aumentar os esforços em pesquisa e desenvolvimento, reduzir o desperdício de alimentos e desenvolver programas de segurança alimentar.

"Ainda desperdiçamos demais embora nos últimos tempos a população tenha aprendido muito. Somos capazes de produzir comida para alimentar toda a população, mas desperdiçamos um terço do produzido", alertou o responsável da OCDE.

O relatório indica que os preços dos principais cereais cairão na primeira parte do período considerado (até 2023), o que terá como consequência um aumento do comércio mundial, e que os estoques de arroz na Ásia atingirão máximos históricos.

A demanda procedente desse continente, além da reconstituição dos estoques dos criadores de gado na América do Norte, estará por trás de preços mais elevados para a carne, em particular para a bovina, que alcançará máximos históricos.

Efe/盧卡斯

cereais, estabilizar, cairam, niveis, consequência, abaixo, históricos, especialmente

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens