Kerry reconhece direito de Israel de se defender de ataques mas pede diálogo
Mundo - Geral - Israel Palestina
Imagem:Divulgação
O secretário de Estado americano, John Kerry, declarou nesta quinta-feira que Israel "tem direito de se defender dos ataques" do Hamas, mas reconheceu que a escalada de violência é "muito perigosa" tanto para israelenses como palestinos, por isso que encorajou as partes a dialogar para retornar à tregua.
"Nenhum país pode aceitar ataques com mísseis contra a população civil, portanto apoiamos completamente o direito de Israel de se defender", destacou o chefe da diplomacia americana em entrevista coletiva realizada em Pequim, onde participou de dois dias de diálogo com os líderes chineses nos quais foram tratados os conflitos do Oriente Médio, entre outros temas.
Kerry assegurou que entrou em contato com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para analisar maneiras de retornar ao cessar-fogo, mas admitiu que "é complicado, em um momento no qual os residentes do sul israelense são forçados a viver sob o fogo dos foguetes".
O secretário de Estado criticou, além disso, o movimento islâmico Hamas, de quem assinalou que "rejeitou todos os esforços de pacificação", inclusive os procedentes da comunidade árabe no Oriente Médio.
"Frente a esta repugnante violência, a negociação é o único caminho", assegurou Kerry, ressaltando que questões como o estabelecimento de um Estado palestino são difíceis de tratar em uma hipotética mesa de negociações "quando agora o importante é salvar vidas".
Kerry destacou que o governo dos EUA fará todos os esforços que estejam em suas mãos para frear a escalada da violência, mas, reiterou, "de uma forma que proteja Israel e evite que gente inocente se veja no meio da linha de fogo".
Mais de 80 pessoas morreram nos três dias de ofensiva militar israelense "Limite Protetor" na Faixa de Gaza.
Efe/盧卡斯
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão