Quarta-Feira 03/09/2025 02:53

Ribas do Rio Pardo abre as portas para mais uma fábrica de celulose em MS

Estado - Desenvolvimento - Investimentos em MS

A população estava ansiosa. O sonho, que começou ainda na década de 70 - com os incentivos fiscais ao reflorestamento - está prestes a se realizar.

Chegou a vez de Ribas do Rio Pardo, cidade localizada a 230 quilômetros de Três Lagoas - e 84 da capital, Campo Grande, ter a sua fábrica de celulose.

Os detalhes do projeto e o estudo de impacto ambiental foram apresentados na noite desta quinta-feira, 3, para um público de mais de 600 pessoas. A vice-governadora Simone Tebet (PMDB) fez questão de prestigiar o evento que marca um novo ciclo de investimentos em Mato Grosso do Sul.

Simone foi prefeita de Três Lagoas quando International Paper e Fibria (na época, VCP) decidiram investir no Estado. Na quintafeira, compartilhou sua experiência com o prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos (PSDB), que está apreensivo, mas não esconde sua satisfação. A prefeita da capital mundial da celulose, Márcia Moura (PMDB), também apoiou seu colega.

"Estamos trabalhando para preparar o município para receber esse investimento. Sabemos que existem desafios mas sonhamos com isso. Chegou a vez de Ribas do Rio Pardo", comemorou Zé Cabelo, como é conhecido.

Também marcaram presença no evento, os executivos da Eucalipto Brasil, Ricardo Tosta (presidente) e Antonio Ricardo Alkimin (gerente florestal), representantes do Imasul, Pedro Mendes Neto e Délia Vilamayor, o deputado federal Geraldo Resende (PMDB) e Ladimir Enore Pellizzaro, da CRPE Holding S.A.

A fábrica

O diretor da CRPE (Celulose Rio Pardense e Energia), Vicente Conte Neto, ressaltou que a empresa já possui 67 mil hectares de terras com 32 mil hectares de florestas plantadas. Ao todo, serão necessários 180 mil hectares para abastecer a fábrica que deve começar a ser construída em meados de 2015.

"Nossa meta é entrar em operação em 2018, produzindo 2,2 milhões de toneladas de celulose por ano", ressaltou Vicente.

A fábrica será construída a 9 quilômetros da sede do município e a previsão é que 8 mil trabalhadores atuem na construção da unidade industrial.

Kleib Fadel, consultor da multinacional finlandesa Pöyry, detalhou os possíveis impactos com a expertise de quem acompanhou todo o desenvolvimento industrial de Três Lagoas de perto.

Aliás, a experiência da cidade vizinha ilustra a expectativa do público presente que aprovou, por unanimidade, a viabilidade e a instalação do empreendimento.

Repercussão

O presidente da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), Moacir Reis, está otimista quanto ao projeto. "Essa audiência foi um grande passo em favor desse investimento que vai mudar para melhor a vida da população e trazer desenvolvimento para a região", comemorou Reis.

Luiz Calvo Ramires Junior, representando a Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também prestigiou a audiência, que seguiu até o início da madrugada desta sexta-feira, 4.

"Fico muito feliz em ver a sociedade receptiva ao projeto. Saímos de lá com uma impressão bastante positiva", afirmou Ramires.

Para o três-lagoense Diógenes Marques, Diretor de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, os investimentos vão posicionar o Mato Grosso do Sul como líder mundial na produção de celulose.

"Serão R$ 4 bilhões de investimentos que consolidam ainda mais a posição e importância de Mato Grosso do Sul neste setor. Este projeto vem agregar e potencializar a produção de celulose do Estado, com duas plantas já em operação em Três Lagoas", concluiu Diógenes.

Famasul/V.H.

Ribas do Rio Pardo, Fábrica de Celulose, Desenvolvimento, Investimento em MS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens