Copa tem efeito negativo e comércio 'encolhe' 3,2% em junho, diz Serasa
Brasil - Comércio - Copa e seus Ônus
Foto: sindcomerciarios.org.br
A atividade do comércio recuou 3,2% em junho frente ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (3) pela Serasa. Na comparação com junho de 2013, houve leve alta, de 0,7% – bem abaixo da registrada em maio, de 5,2%.
Com o resultado de junho, o comércio acumulou, no ano, alta de 3,6% no semestre, frente ao mesmo período do ano passado.
A piora nos dados de junho, segundo a entidade, foi resultado dos feriados decretados em algumas cidades do país por conta da Copa do Mundo, e da redução do expediente do comércio nos dias de jogos, que reduziram o volume de negócios na maioria dos segmentos.
“Outros fatores que provocaram a diminuição do número de consumidores nas lojas foram: a elevação das taxas de juros; a menor geração de empregos no mercado de trabalho; o baixo índice de confiança dos consumidores e as incertezas com relação à economia”, diz a Serasa em nota.
Entre os setores, a maior queda na passagem de maio para junho foi registrada em material de construção, de 13,1%, seguida por combustíveis e lubrificantes (-12,3%); veículos, motos e peças (-6,4%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-4,2%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-3,0%). Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios não teve piora, ficando estável frente a maio.
E-Usinas/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão