Quinta-Feira 09/10/2025 02:22

Congresso analisará pedidos de julgamento político do vice da Argentina

Mundo - Geral - Argentina Corrupção

Imagem:Divulgação
O vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, foi convocado nesta quarta-feira para ampliar na próxima sexta-feira seu depoimento no caso de corrupção no qual foi indiciado, enquanto o Congresso, pressionado pela oposição, concordou em analisar os pedidos de julgamento político.

Hoje, o juiz Ariel Lijo, que investiga a compra irregular da gráfica de impressão de dinheiro Ciccone, convocou Boudou a depor na próxima sexta-feira, depois que a defesa do vice-presidente solicitou a prorrogação da investigação.

O pedido tinha sido feito na sexta-feira passada, horas antes de Lijo indiciar Boudou alegando corrupção passiva e negociações incompatíveis com seu cargo, delitos puníveis com até seis anos de prisão.

De acordo com a notificação do juiz Lijo, divulgada pelo Centro de Informação Judicial, em virtude do direito do acusado "a declarar quantas vezes quiser; sempre que sua declaração seja pertinente e não apareça apenas como um procedimento dilatório ou perturbador", está fixada uma nova audiência para a próxima sexta-feira.

O vice-presidente é acusado de ter aceitado 70% das ações da Ciccone Calcográfica em 2010, quando era ministro da Economia, em troca de ajudar à empresa a suspender um pedido de falência solicitado pela Receita Federal por dívidas impositivas.

Segundo o juiz, Boudou teria atuado junto a José María Núñez Carmona, empresário e seu amigo, e Alejandro Vandenbroele, da The Old Fund, empresa que ficou com a gráfica.

Lijo também indiciou os donos da Ciccone por supostamente oferecer a venda de ações em troca de serem salvos da falência e de pactuar contratos com o Estado para imprimir cédulas e documentos. Além disso, processou um ex-chefe de assessores da Receita que supostamente facilitou um plano de pagamentos para suspender a quebra.

Conforme antecipou hoje o procurador do caso, Jorge Di Lello, em declarações para uma emissora de rádio, a Justiça argentina não elevará a causa a julgamento oral antes da segunda metade de 2015.

Tanto a presidente argentina, Cristina Kirchner, quanto os demais membros do governo evitaram defender expressamente o vice-presidente após seu processo.

De acordo com o que confirmaram à Agência Efe fontes oficiais, o vice-presidente voltará hoje ao país após permanecer quase uma semana no exterior, em visita oficial a Cuba e Panamá.

Enquanto isso, a oposição insiste em pedir o afastamento de Boudou do cargo de vice-presidente, que, além disso, é o titular do Senado.

Em nome da oposição, o senador radical Gerardo Morales enviou hoje uma nota a Boudou reivindicando uma licença até que sua situação judicial seja definida.

Morales tornou público o conteúdo da nota ao falar na sessão plenária realizada hoje no Senado, presidida por Gerardo Zamora, um radical aliado do kirchnerismo e terceiro na linha de sucessão presidencial.

Como representante do governo, o senador Rodolfo Urtubey questionou o pedido de licença da oposição, ao considerar que não existe "condenação firme ou julgamento criminal" contra o vice-presidente que justifique ser afastado.

A oposição também fez pressão na Câmara dos Deputados, onde, graças à insistência, conseguiu com que o governo - majoritário em ambas as câmaras do Parlamento - convocasse para amanhã uma reunião da Comissão de Julgamento Político para analisar os 15 pedidos de processo para a destituição de Boudou.

A oposição quer investigar a suposta "responsabilidade política e institucional" de Boudou no caso Ciccone, "independentemente do que a Justiça faça".

Os pedidos de julgamento político têm poucas probabilidades de avançar já que primeiro deveriam receber uma sentença positiva na comissão que se reunirá nesta quinta-feira, dominada pelo governo.

No caso de ser habilitado um processo deste tipo, são necessários dois terços dos votos do Senado para destituir o vice-presidente, e, nas condições atuais, a oposição deveria somar votos do governo para aprová-la.

Efe/盧卡斯

gráfica, emprésário, ammigo, células, documentos, processou, plano, pagamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens