Quinta-Feira 09/10/2025 06:44

Médicos procuram voluntários para tratamento de depressão sem uso de medicamento

Brasil - Ciência e Tecnologia - Tratamento sem Remédios

Foto: Saúde iG

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo (IPq) procura voluntários para pesquisa sobre tratamento de depressão sem o uso de remédios. Pesquisadores querem analisar a eficácia da técnica de neuromodulação em 120 pacientes com depressão unipolar (aquela sem alternância no estado de humor) e bipolar (episódios depressivos que incidem em portadores do transtorno bipolar do humor). Ainda há vagas para voluntários.

A depressão atinge de 12% a 14% da população mundial. Entre os pacientes com a doença, um terço não apresenta resultado com o tratamento por remédios. “São muitas pessoas, então novos tratamentos são bem vindos”, diz, Valiengo.

O psiquiatra Leandro Valiengo, médico do serviço de neuromodulação do IPq, explica que existem muitas teorias para a ocorrência da depressão. Duas delas são as mais pesquisadas. Uma afirma que se trata de um problema químico que atua em neurotransmissores – serotonina, noradrenalina e dopamina.

Outra acredita que a depressão é resultado de um desequilíbrio entre o lado direito e esquerdo do cérebro. A técnica testada pelo IPq parte dessa segunda visão e vai aplicar descargas elétricas para modular o cérebro.

Valiengo destaca que, ao contrário do medicamento - que em alguns casos pode desencadear tonturas, náuseas e perda da libido -, a técnica de estimulação elétrica transcraniana não traz efeito colateral. Pelo tratamento, os pacientes devem fazer até 15 sessões de 30 minutos com um aparelho que terá dois eletrodos, cada um ajustado de um lado da cabeça. 

A estimulação elétrica não deve ser confundida com eletrochoque, usado há 75 anos por psiquiatras para estimular hormônios e neurotransmissores. Nesse último, ocorre a liberação de descargas elétricas muito mais fortes, o paciente tem convulsões e provoca crises convulsivas.

A técnica de estimulação elétrica criada pelo grupo já foi testada com o uso de antidepressivos. “Tivemos um resultado muito satisfatório. Os pacientes que usaram a técnica combinada com o uso de antidepressivos apresentaram uma melhora maior que aqueles que só usaram o medicamento. Agora vamos testá-la sem os antidepressivos”, disse.

O grupo do IPq também já utiliza técnicas de estimulação magnética transcraniana por corrente contínua (ETCC) e estimulação magnética transcraniana profunda, que funcionam através da geração de campo magnético em áreas específicas do cérebro, melhorando a atividade dessas áreas e os quadros depressivos, sem os efeitos colaterais indesejados dos remédios.

“O único efeito colateral é que alguns pacientes, minutos após a sessão, ficam com a pele um pouco vermelha próxima do local onde os magnetos foram colados", diz.

De acordo com Valiengo ainda é difícil falar em custos de tratamento. Sabe-se que a magnética é mais cara que a elétrica. “No curto prazo, é mais caro que o tratamento comum, mas acredito que no longo prazo possa valer a pena. Não podemos esquecer também das tantas pessoas que não têm melhoras nem mesmo com a medicação”, diz.

Podem se inscrever para triagem homens e mulheres de 18 a 65 anos pelo site www.sin.org.br ou pelos emailspesquisa.depressao@gmail.com (para o projeto depressão unipolar) e pesquisadepressaobipolar@gmail.com (para o projeto depressão bipolar).

Maria Fernanda Ziegler/iG/JE

IPq, voluntários, pesquisa, tratamento de depressão, ausência de remédios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens