Quarta-Feira 03/09/2025 01:10

Festival de Viola de Cocho aponta ações educativas para preservar a cultura

Eventos - Educação e Cultura

Imagem:Divulgação
Mais do que unir os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pela cultura, o II Festival da Viola de Cocho foi um momento singular para discutir novas estratégias da conservação do instrumento tipicamente pantaneiro e que este ano completa 10 anos de registro no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro.

Após essa primeira década, a “comunidade da viola” se mobiliza novamente para a revalidação do registro conjunto entre os dois estados. A revalidação é ação realizada pelo IPHAN a cada dez anos como forma de avaliar se o bem permanece vivo, como explicou Athos Luiz dos Santos Vieira, consultor da UNESCO/Iphan-MS.

“A viola pela viola é apenas um instrumento que pode se tornar um objeto decorativo numa parede, por exemplo. Quem a transforma são vocês (cururueiros), que dão sentido a ela quando cantam o cururu e dançam o siriri, promovendo um significado único desta parte do Brasil”.

Por isso ações que ensinam a arte da confecção, de manejo e da dança de ritmos trazidos pela viola de cocho são imprescindíveis.

A superintendente do IPHAN em Mato Grosso, Marina Duque Coutinho de Abreu Lacerda, destacou a necessidade da união da comunidade na busca desse importante título para a cultura pantaneira.

“Para termos êxito na revalidação do registro da viola de cocho como bem cultural imaterial nacional é preciso a comunidade querer, se envolver na perpetuação deste título.Temos que mostrar isso pelo plano de salvaguarda, pelas ações realizadas ao longo desta década”, explicou.

Presente nos debates, vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, destacou o trabalho de nove municípios pantaneiros liderados por Corumbá, na busca da Rota Cultural do Pantanal.

“Já mantivemos conversa com a ministra da Cultura e acreditamos que brevemente iremos conseguir a oficialização da Rota, a qual queremos expandir para os municípios pantaneiros de Mato Grosso, onde também a viola é elemento vital dessa cultura”, afirmou.

Ainda durante as discussões, a Educação apareceu como tema recorrente na busca pela perpetuação da tradição às futuras gerações. Uma das propostas retiradas dos debates foi a implantação de uma disciplina específica (cultura pantaneira) no currículo escolar, assim como o reforço de ações de Educação Patrimonial.

Além dos debates, apresentações dos curureiros e dos dançarinos de siriri de Corumbá e de Mato Grosso preencheram as atividades dos dois dias de evento, com destaque para a participação na tradicional festa de São Pedro, no bairro Cervejaria.

O II Festival de Viola de Cocho foi uma realização do IPHAN, conjuntamente com a Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura de Corumbá. O evento teve apoio do Sesc/Corumbá, da Federação do Cururu e Siriri de Mato Grosso e do Pontão de Cultura Viola de Cocho.

Corumba.MS/盧卡斯

recorrente, busca, perpetuação, iremos, debates, displina, elemento, futuras, busca

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens