Sexta-Feira 10/10/2025 09:52

Empresas ampliam serviços de pagamento via celular de olho nas classes C, D e E

Brasil - Economia - iPaga

Foto: epocanegocios.globo.com

Dispostas a atrair uma fatia dos 55 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não têm conta bancária, empresas do setor financeiro e operadoras de telecomunicações voltam suas atenções para as classes C, D e até E, com a expansão de serviços de pagamento móvel via celular.

A estratégia adotada para popularizar a chamada conta corrente móvel, em que o celular funciona como cartão de débito pré-pago, é simplificar ao máximo o serviço. O usuário não precisa ter smartphone nem plano de dados e pode até se cadastrar pelo telefone móvel.

Lançado em meados do ano passado, inicialmente em cinco cidades paulistas, o Zuum está disponível hoje em cinco estados brasileiros, com previsão de expansão nacional para o início de 2015. Por trás do serviço está a MFS, joint venture da Vivo com a MasterCard. “Meu concorrente é o dinheiro”, afirma Marcos Etchegoyen, presidente da empresa. “No Brasil, 70% dos aluguéis são pagos em dinheiro, assim como 55% das compras.”

Antes de estrear o Zuum, a empresa fez testes em cidades que combinam duas características: participação de mercado relevante da Vivo e parcelas expressivas da população nas classes C, D e E. Isso mesmo: apesar de ter renda familiar média de R$ 250 por mês — de acordo com o instituto Data Popular — a classe E também está na mira da Zuum.

No ano passado, a classe C representava 54% da população brasileira, enquanto a soma dos segmentos D e E totalizava 24%, ainda segundo o Data Popular. “Nosso público-alvo primário é formado pelas classes C e D, mas tenho de considerar também a E, porque parte desta população tem celular”, explica o CEO da MFS.

Mais do que um dispositivo de comunicação, o celular também é um canal de difusão das contas correntes móveis, ressalta Alexandre Olivari, diretor de Serviços de Valor Agregado (SVA), Dados e Roaming da Claro. “Somos um país com cerca de 200 milhões de habitantes e mais de 270 milhões de celulares. A penetração do serviço na população economicamente ativa é alta”, diz o executivo.

Depois de projeto-piloto no fim do ano passado,a operadora lançou nacionalmente no mês passado o Meu Dinheiro Claro, resultado de uma joint venture com o Bradesco.

Assim como no concorrente Zuum, o serviço da Claro funciona como uma conta corrente atrelada ao celular, que pode ser usada para fazer transferências e pagamentos. Nos dispositivos mais simples, a troca de informações é feita por meio de mensagens SSD, que dispensam plano de dados. As tarifas cobradas por serviços como transferências e pagamentos são revertidas em créditos para o usuário falar no celular.

“Nosso foco é o público não bancarizado”, diz Olivari, admitindo a importância das classes C, D e E dentro deste universo de clientes.

Por meio de pesquisas, a Operadora de Pagamentos Móveis — joint venture da Claro com o Bradesco — identificou, por exemplo, que seu público-alvo considera um benefício “extremo” a possibilidade de transferir dinheiro pelo celular para um familiar em outro estado que não tem conta em banco.

No futuro, esse tipo de transferência poderá ser feita, inclusive, entre usuários de serviços distintos, como o Zuum e o Meu Dinheiro Claro, por exemplo. “A interoperabilidade é um caminho que estamos trabalhando, uma tendência que é consenso entre os players”, argumenta o diretor. “Mas vai ser difícil que isso ocorra ainda neste ano.”

Pioneira entre as operadoras móveis na área de pagamentos móveis, a Oi lançou em 2011 um cartão de crédito próprio a partir de uma parceria com o Banco do Brasil.

O serviço pode ser utilizado por meio do tradicional cartão plástico ou pelo celular. Além disso, a operadora conta com outro produto de pagamento móvel, o Oi Carteira.

Já a TIM está testando serviços de pagamento móvel, que segundo a companhia deverão ser lançados ainda neste ano. A empresa tem parcerias nessa área com Itaú, MasterCard, Redecard, Bradesco, Visa e Cielo.

Rodrigo Carro/Brasil Econômico/JE

atração de fatia, milhões de brasileiros, conta bancária, setor financeiro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens