Sábado 07/06/2025 17:27

Espaço da Poesia mescla comemoração da imigração japonesa com cultura brasileira

Homenagem - Japoneses do Brasil

Foto:Divulgação

A Fundação de Cultura do Governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (27), a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais um Espaço da Poesia. Nesta edição será celebrada a chegada dos imigrantes japoneses no Brasil com lançamentos de livros, apresentações de música, dança e capoeira. A entrada é franca.

No dia 18 de junho de 1908 o navio Kassato Maru chegou ao porto de Santos, trazendo 781 imigrantes. Desses, 26 famílias viriam para o sul mato-grossense atraídos por suas terras férteis, pouco exploradas e clima agradável. Duas associações representam os japoneses e seus descendentes em Campo Grande: a Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, fundada em 18 de agosto de 1920 e a Associação Okinawa, criada em 1922. As duas levarão atrações de sua cultura para esta edição do Espaço da Poesia.

O Coral da Fundação de Cultura abre o evento com clássicos da música nacional e sul-mato-grossense. O grupo tem como objetivo incentivar servidores e membros da comunidade à prática do canto coral e também representa um meio de socialização. Conta com 35 coralistas entre servidores da FCMS e comunidade em geral. Tem como regente o maestro Orion Cruz e na coordenação a servidora Isolina Saraiva Nantes.

Na sequência haverá o lançamento do livro “Capoeira Inclusiva”, de Josimar de Araújo, pedadogo e teólogo, especializado em Neuropsicopedagogia. O livro tem como proposta fazer uma releitura histórica do período da escravidão e uma breve abordagem sobre como e porque os negros desenvolveram a Capoeira como mecanismo de defesa.

O livro busca ainda analisar o que a Capoeira representou e importa enquanto modalidade reconhecida como manifestação genuinamente brasileira e patrimônio imaterial cultural. A publicação alcança seu objetivo ao relacionar o processo de desenvolvimento da Capoeira com o da pessoa com deficiência.

A obra já está presente em diversos Estados brasileiros e em mais de 25 países. O autor é integrante da instituição Abadá-Capoeira, em que há aproximadamente 15 anos iniciou-se a implantação de Capoeira Inclusiva nas instituições de Campo Grande com o estudo e o desenvolvimento de várias metodologias com fundamentações específicas para cada objetivo estabelecido. O grupo de alunos da Instiuição Abadá-Capoeira fará uma apresentação após o lançamento do livro.

Dando continuidade ao “Espaço” será lançado o livro “A vida e a obra de Lobivar de Matos: o modernista (des)conhecido”, de Susylene Dias de Araújo. Nascida em Corumbá, a autora possui graduação, mestrado e doutorado em Letras. Em 2009 organizou o livro Areôtorare e Sarobá, obras reunidas de Lobivar Matos, publicado pela editora da UFMS. Desde 2003 atua como professora da UEMS onde desenvolve pesquisas relacionadas a Lobivar Matos e outros escritores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Na sequência a Associação Nipo Brasileira traz o Grupo de Dança Sakura, formado por crianças que apresentarão o Yosakoi Soram Kids, canção tradicional de duas províncias em um ritmo dinâmico, grande sucesso no Japão. O grupo também fará a apresentação do Ame Ame Fure Fure.

Logo em seguida a Associaçao Okinawa apresentará o Grupo de Dança Seishun, formado em 2008 por jovens descendentes e não descendentes que levarão ao Espaço da Poesia o “Yasokoi Soran”, um estilo moderno da música japonesa com ritmos enérgicos e marcantes, conhecido como carnaval japonês.

A noite do Espaço da Poesia ainda terá o “Kariyushi Taiko”, mais conhecido apenas como “Taiko” (que significa tambor) e mais do que isso: uma dança milenar para saudar os antepassados de Okinawa, também apresentado pelo grupo Seishun. O taiko é uma dança que une a cultura dos mais velhos com a animação e energia dos jovens em uma única batida.

Para finalizar a noite o Coral da Associaçao Nipo Brasileira levará ao público duas canções japonesas que apresentam em sua melodia e letra um grande significado para o povo japonês: “Hana Wa Saku”, composta para confortar e demonstrar solidariedade as vitímas do Tsunami que devastou a região de Fukushima e “Bachofu”, música regional de Okinawa.

A decoração do Espaço da Poesia será feita pela Fundação Mitiki Okada, que por meio da Ikebana Sanguetsu (arte japonesa de arranjos florais) levará as cores das flores com simplicidades de linhas e respeito à natureza. Os japoneses tradicionalmente enfatizam os aspectos lineares do arranjo. O contato com as flores do Sanguetsu elevam a percepção das pessoas, levando-as ao um estado de serenidade, alegria e profundo relaxamento.

Serviço

O Espaço da Poesia acontece nesta sexta (26), a partir das 19 horas. A entrada é franca. O Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro.

Notícias MS/RMC

Fundação de Cultura, Apresentação, Canção Tradicional, Graduação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens