Quinta-Feira 09/10/2025 23:04

Defensor diz que prisão de manifestantes em SP é mais política que criminal

Brasil - Segurança Pública - Prisão Questionada

Foto: spressosp.com.br

A prisão dos dois manifestantes que protestavam contra a Copa do Mundo, na última segunda-feira (23), na Avenida Paulista, foi uma ação de cunho mais político do que criminal, de acordo com Bruno Shimizu, um dos três defensores públicos que atuam ano caso. De acordo com ele, ambos foram pegos como “bodes expiatórios, por uma questão muito mais política do que criminal”.

De acordo com o defensor, “o inquérito é absolutamente genérico. O que consta do boletim de ocorrência é um crime de resistência, desobediência, incitação ao crime, formação de quadrilha e porte de artefato explosivo. Acontece que esses tipos [de crimes] estão colocados no boletim de ocorrência, mas não estão descritos na narrativa do boletim de ocorrência”.

Fábio Hideki, funcionário da Universidade de São Paulo (USP), e o professor de inglês Rafael Marques foram presos por um policial civil à paisana – infiltrado em meio aos manifestantes – após  o termino da manifestação contra a Copa, no momento em que os ativistas se dispersavam.

De acordo com o defensor, o boletim apenas descreve que eles foram encontrados separados, com papéis manuscritos, gritando palavras de ordem “no contexto de uma manifestação”. O documento também não indica qual crime está sendo imputado a cada um deles.

“Na verdade, só o próprio condutor, o policial civil disfarçado, relata a circunstância da prisão dos dois, dizendo que foi no contexto de uma manifestação que eles foram abordados e presos, sem dizer o que cada um estava praticando, nem o que eles entendem quais os crimes praticado por cada um”, disse.

Segundo Shimizu, a ausência da descrição dos crimes, somada aos vários vídeos e fotos feitos no momento da prisão, levanta suspeita sobre o Boletim de Ocorrência (BO). “Faz com que esse boletim seja muito estranho, muito mais para ter um efeito político de falar que são os primeiros black blocs presos, apesar de não ter nada no boletim que vincule essas duas pessoas a qualquer tática ou movimento black bloc”.

“Não é nem a questão de que estão sendo acusados de crimes, em relação aos quais não se tem prova. A questão é que a própria narrativa do boletim não narra; a própria narrativa do auto da prisão em flagrante, [feita pelo] delegado não se enquadra em nenhum daqueles tipos [de crime]”, acrescentou.

Na terça-feira, os defensores pediram liberdade provisória para os detidos. Até agora, no entanto, o pedido não foi jugado. A Justiça, segundo o defensor, tinha prazo de 24 horas para analisar a regularidade do flagrante, e não o fez. Hoje (26), os defensores entraram com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça.

Ontem (25), o secretário de Segurança Pública do estado, Fernando Grella, voltou a defender as prisões. “A nossa convicção é que não houve excesso.

O delegado, como autoridade policial, tem a liberdade de capitular o fato de acordo com o convencimento dele, diante das provas colhidas e apresentadas no auto de prisão em flagrante”, ressaltou, durante apresentação das estatísticas sobre segurança pública no estado.

Grella não explicou, no entanto, os critérios usados para identificar os detidos como black blocs. Argumento usado pelo secretário, na terça-feira (24), para justificar as prisões: “Eles estavam incitando as pessoas à prática de crime, organizando os atos de violência. Por isso, foram autuados em flagrante por organização criminosa. São os dois primeiros casos de black blocs presos por organização criminosa, por milícia privada e por incentivar a prática de crimes”.

Daniel Mello e Bruno Bocchini/Agência Brasil/JE

prisão dos manifestantes, Copa do Mundo, ação de cunho político

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens