Quarta-Feira 08/10/2025 22:38

Argentina espera resposta da Justiça dos EUA para evitar moratória

Mundo - Economia - Corrida Contra o Relógio

 

Imagem:Divulgação
Em uma corrida contra o relógio para evitar a moratória, o governo da Argentina espera que a Justiça dos Estados Unidos dê o próximo passo no litígio com os fundos especulativos, enquanto nesta terça-feira recebeu novos apoios internacionais para reforçar sua posição nas negociações.

O juiz nova-iorquino Thomas Griesa, responsável pela decisão que obriga à Argentina a pagar US$ 1,3 bilhão, mais juros, aos chamados "fundos abutre", tem agora a palavra após o pedido do Executivo argentino para que estabeleça medidas que lhe permitam pagar os credores reestruturados e seguir negociando.

Por enquanto, os fundos querelantes, que não aceitaram as trocas de dívida propostas pelas autoridades argentinas em 2005 e 2010, rejeitaram hoje a solicitação do governo de Cristina Kirchner, mas reiteraram sua vontade de dialogar se a Argentina demonstrar que está disposta a negociar de boa fé.

"Se a Argentina realmente for séria em sua intenção de negociar uma saída não há nenhum motivo para que as negociações não possam terminar antes de 30 de junho", disse hoje à Agência Efe Stephen Spruiell, porta-voz do fundo Elliott Management, um dos querelantes.

Com o objetivo de reforçar a postura argentina no conflito, o ministro da Economia, Axel Kicillof, se apresentou na última quarta-feira em Nova York, na sede da Organização das Nações Unidas.

Convidado pelo Grupo dos 77 e a China, Kicillof exporá perante os representantes desse conjunto de países o problema da dívida externa na Argentina e as ações que o país levará adiante para pagar todos os credores.

Na busca da negociação com os fundos especulativos, o governo argentino reiterou hoje sua vontade de fazer frente a suas dívidas com a publicação, em vários jornais europeus, da carta divulgada no sábado (21) pelo jornal americano "The Wall Street Journal", confirmaram à Efe fontes oficiais.

No texto, intitulado "A Argentina quer seguir pagando suas dívidas, mas não permitem", se explica a postura do Executivo contra a decisão do juiz Griesa que deixa o país à beira de uma moratória.

Em entrevista coletiva, o chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich, afirmou que o governo "vai esperar a resposta concreta de Griesa a respeito da notificação formal" antes de realizar qualquer nova abordagem ou avaliação.

Capitanich se recusou a avaliar a designação de um mediador - o advogado Daniel Pollack - para avançar nas negociações com os credores que processaram à Argentina pelo pagamento integral da dívida estatal, em moratória desde a crise econômica de 2001.

O Estado argentino tenta escapar da moratória que provocaria a aplicação das ordens "pari passu (em igualdade de condições)" incluídas na sentença de Griesa, pelas quais a Argentina deve saldar contas com os "fundos abutre" antes de poder pagar seus demais compromissos.

Os pagamentos estipulados com 92% dos credores que aceitaram - com consideráveis remissões - as trocas de dívida propostas pelo Estado argentino em 2005 e 2010 devem ser efetuados em 30 de junho.

Antes de cair em moratória, a Argentina terá um período de carência de 30 dias a contar a partir da data de vencimento.

Organizações internacionais como o Mercosul e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) já manifestaram seu respaldo ao governo de Cristina Kirchner.

Em comunicado, a União de Nações Sul-americanas (Unasul) também expressou hoje seu "pleno respaldo" à Argentina e sua rejeição "ao comportamento de agentes especulativos que põem em risco os acordos alcançados entre devedores e credores, afetando a estabilidade financeira global".

Efe/盧卡斯

corrida contra o relógio, saldar, fundos, abutre, griesa, escapar, pagar, consideraveis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens