Quinta-Feira 06/11/2025 05:38

Com crime e em crise, México faz reformas para vencer o medo

Mundo - Economia - Fora do Contexto Esportivo...

Foto: Susana Gonzalez

O Brasil pisa hoje no gramado da Arena Castelão, em Fortaleza, para enfrentar o México, outro gigante econômico que compartilha muitos dos seus dilemas.

Algum tempo atrás, o banco Nomura disse que a economia mexicana poderia passar a brasileira e se tornar a segunda maior da América Latina já em 2022. Mas, assim como nós, o México também foi rapidamente da euforia à frustração. 

Depois de um crescimento respeitável na década passada (tirando um duro 2009 pós-crise), o país começou a ver seu otimismo encolher a cada novo relatório.

Em 2013, o PIB cresceu só 1,1%. Para este ano, a projeção já caiu de 3,9% para 2,7%.

O presidente atual é Enrique Pena Nieto, do PRI (Partido Revolucionário Institucional), partido que governou o México por toda sua história moderna, com exceção do período entre 2000 e 2006.

Ele assumiu no começo do ano passado com um pacto com a oposição para levar adiante uma agenda ambiciosa de reformas.

Reformas

No setor de energia, foi permitida a entrada de capital privado nacional e estrangeiro, dando fim a um monopólio estatal que já durava 75 anos. 

Na telecomunicações, as regras das privatizações dos anos 90 foram atualizadas para reduzir tarifas, compartilhar redes e impedir que nenhuma empresa tenha mais da metade do mercado.

Carlos Slim, segundo homem mais rico do mundo, será atingido em cheio: sua América Móvil tem 70% do mercado de telefonia móvel e 80% do de telefonia fixa do país.

Uma reforma fiscal trouxe folga nas receitas ao aumentar impostos sobre refrigerantes, mineradoras e os mais ricos (o país tem uma das menores cargas tributárias da América Latina: 19%, contra 36% no Brasil). 

Ao contrário daqui, onde a inflação está no teto da meta e não há espaço para mais gastos, o México pôde reagir ao pessimismo com cortes de juros e novos gastos. 

O mercado está gostando. A Moody’s aumentou a nota da dívida do país pouco mais de um mês antes da Standard & Poor’s ter rebaixado a brasileira.

EUA e a violência

Para o bem ou para o mal, a economia mexicana é uma das mais abertas do mundo emergente e acaba dependendo principalmente dos humores do seu vizinho de cima.

Hoje, 20 anos depois da criação do NAFTA, os Estados Unidos compram 77% das exportações mexicanas - e o que foi maldição durante a crise de 2008 deve voltar a se tornar vantagem com a recuperação americana.

A maior ameaça para os mexicanos continua sendo mesmo é a escalada da violência. Enquanto a Colômbia colhe os frutos de combater (e agora negociar) com as Farc, a estratégia mexicana de colocar o exército para sufocar os cartéis não impediu o aumento dos assassinatos.

A violência relacionada ao tráfico matou 60 mil mexicanos entre 2006 e 2012, de acordo com a Human Rights Watch. Só em 2011, o crime custou cerca de US$ 16,5 bilhões ao país, o equivalente a 1,38% do PIB, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Informática.

João Pedro Caleiro/Exame/JE

Brasil, gramado, Arena Castelão, jogo contra o México, gigante econômico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens