Terça-Feira 28/10/2025 00:59

Deputados espanhóis aprovam lei que permite Juan Carlos I abdicar

Mundo - Ação Legislativa - ESPANHA MONARQUIA

Imagem:Divuilgação
O Congresso dos Deputados da Espanha aprovou nesta quarta-feira por grande maioria a lei que permite a abdicação de Juan Carlos I, cujo filho Felipe, atual príncipe das Astúrias, o sucederá no trono na semana que vem.

Por se tratar de uma lei que afeta a Chefia do Estado a lei requeria uma maioria notável, que foi atingida sem maior problema porque contou com o respaldo dos dois principais partidos espanhóis: o governante PP (centro-direita) e os socialistas do PSOE.

Os votos de outros deputados liberais e conservadores permitiram que a lei fosse adiante com 299 a favor, por 19 votos contra procedentes de grupos de esquerda e nacionalistas de esquerda, e 23 abstenções dos nacionalistas de centro-direita e de um socialista que rompeu a disciplina de voto.

A lei passará agora ao Senado, que a debaterá e votará na terça-feira, 17, depois da qual se efetivará a renúncia de Juan Carlos de Bourbon, que a anunciou ao país no último dia 2 e a justificou dizendo que queria dar passagem a uma nova geração, personificada em seu filho Felipe, capaz - segundo ele - de gerar impulso e esperança.

No debate anterior à votação, PP e PSOE coincidiram em que o reinado de Juan Carlos I, que começou em novembro de 1975, foi frutífero e trouxe consigo a consolidação da democracia e as liberdades.

O presidente do governo, Mariano Rajoy, e o líder socialista, Alfredo Pérez Rubalcaba, elogiaram o papel moderador do rei e seu trabalho de arbitragem.

Rajoy emoldurou na normalidade constitucional a aprovação da lei que permite a abdicação e defendeu a Monarquia como a forma de Estado que melhor garante a continuidade e estabilidade das instituições, assim como da convivência pacífica.

Pérez Rubalcaba garantiu o apoio socialista à lei para a abdicação porque com isso "se cumpre a Constituição" e, além disso se reafirma a fidelidade de seu partido ao pacto que deu origem a essa norma de 1978.

A defesa da monarquia parlamentar por parte de ambos os dirigentes se deve a que várias formações de esquerda e nacionalistas tinham apresentado textos alternativos a favor de um referendo no qual os espanhóis decidam se querem esse modelo ou uma república.

Rajoy e Rubalcaba destacaram as qualidades do futuro Felipe VI e sua preparação, embora o líder socialista pediu que sua chegada ao trono coincida com um "tempo novo" de mudanças institucionais e renovação democrática.

Os nacionalistas bascos e catalães que se abstiveram também pediram que a chegada do novo rei dê passagem a mudanças na estrutura do Estado que permita que os cidadãos de ambas as regiões possam decidir sobre seu próprio futuro.

A esquerda, por sua vez, pediu uma consulta aos espanhóis para que decidam se querem manter a monarquia e voltar à república, um sistema que na Espanha esteve vigente de 1873 a 74, voltou em 1931 e acabou após a guerra civil que começou cinco anos depois.

O porta-voz da Esquerda Plural (11 deputados), Cayo Lara, ressaltou que o povo é soberano e deveria poder decidir que forma de Estado quer, enquanto assegurou que a sucessão de Juan Carlos I para seu filho Felipe é "uma manobra palaciana que se apresenta como regeneração democrática mas é sangue novo para uma dinastia decrépita".

Os dois partidos majoritários - PP e PSOE - responderam que a monarquia parlamentar é o sistema que consta na Constituição de 1978, aprovada majoritariamente pelos espanhóis e que se alguém quiser modificar o sistema deve fazer isso por meios legais, com uma reforma dessa legislação.

Sobre Felipe de Bourbon, o presidente Mariano Rajoy assegurou que tem várias qualidades e que está há anos conhecendo em primeira mão a realidade espanhola graças a seus contatos com empresários, sindicatos, pensadores, artistas e cidadãos e que é um defensor da diversidade da Espanha.

Rubalcaba reforçou com o argumento de que o futuro rei, de 46 anos, tem "maturidade e preparação" para assumir a Chefia do Estado.

Efe/盧卡斯

normalidades, constitucional, permite, abdicação, defendeu, instituições, pacifica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens