Domingo 02/11/2025 04:40

Grupos sociais justificam protestos contra Copa por corrupção em obras

Brasil - Geral - BRASIL PROTESTOS

Imagem:Divulgação
O Comitê Popular para Copa e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, que coordena vários protestos contra os eventos esportivos que serão realizados no país, denunciou nesta sexta-feira que apenas quatro empresas brasileiras detêm a maioria dos contratos de obras públicas para as competições e que há indícios de formação de cartel.

As denúncias foram feitas durante a apresentação do terceiro relatório "Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos", no qual justificaram sua decisão de liderar os protestos contra o Mundial pelos supostos desvios de recursos públicos que, alegam, ocorreram durante a organização deste tipo de evento.

A organização social pediu ao governo que averigue um possível cartel que, na sua opinião, seria formado pelas quatro principais empresas: Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Corrêa e OAS.

"Não estamos assegurando que haja um cartel formado, mas sim dizemos que há fortes indícios disso", assegurou João Roberto Lopes, um dos representantes do movimento.

"Dizemos que os indícios são fortes porque estão em todos (os contratos de obras para o Mundial) e porque aparecem juntas em várias obras e estão junto com um grupo que é dono de várias empresas de transporte, que é parceiro de todas em diferentes projetos", comentou.

O relatório apresentado hoje é o terceiro realizado por este comitê -os anteriores são de 2011 e 2012-, e foi elaborado por coletivos, movimentos sociais, institutos de pesquisa e representantes de comunidades que participam do Comitê Popular da Copa e as Olimpíadas de Rio.

No documento são denunciados os problemas provocados pelos grandes eventos como o Mundial e os Jogos Olímpicos sobre a cidadania.

Nele também são abordados outros assuntos derivados da organização do Mundial, como por exemplo o despejo de famílias devido às obras que estão sendo realizadas e que afetam, segundo os dados publicados no relatório, cerca de 10 mil famílias que já foram expulsas de suas casas ou que estão ameaçadas.

"Não somos contra os eventos esportivos, mas eles provocam a realização de medidas questionáveis", afirmou Giselle Tanaka, membro do comitê, que também assegurou que "por isso, a população foi às ruas no passado e, por isso, iremos à rua durante o Mundial".

Outro dos temas que foram abordados neste relatório é o aumento do preço da moradia, já que, segundo o dossiê, entre abril de 2011 e o mesmo mês de 2014 o preço dos aluguéis subiu 43,3% enquanto o aumento do preço de compra de casas aumentou 65,2% no mesmo período.

"O Rio de Janeiro está ficando uma cidade cada vez mais cara e desigual, e o carioca também sofre na hora de pagar a conta nos restaurantes", destaca o relatório, que também se refere ao aumento dos preços nesses estabelecimentos.

Neste dossiê também estão documentadas questões relativas a políticas de residência, mobilidade, esporte, meio ambiente, segurança pública, informação e participação e orçamentos e finanças no contexto dos grandes eventos que acolherá ou dos quais fará parte Rio de Janeiro.

EFE/盧卡斯

abordagen, ameaçadas, relatorios, publicados, eventos, organizados, grandes eventos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,236
Franco suíço 6,677
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens