Sexta-Feira 11/07/2025 14:26

Agepen e Covep iniciam projeto para a ampliação do presídio de Coxim

Obras - Ampliação do Local

Foto:Divulgação

Membros da Coordenadoria das Varas de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e diretores da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen) estiveram no último dia 5 de junho, no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim para analisarem a ampliação do local em pelo menos mais 100 vagas. O presídio atualmente tem capacidade apenas para 24 custodiados e opera com uma quantidade muito acima de internos. 

Assumida pela Agepen em 2012, a unidade prisional, que antes era uma carceragem da Polícia Civil, já recebeu uma série de melhorias estruturais nesse período como a construção de um muro com 4,5 metros de altura e instalação de câmeras de monitoramento.

A proposta agora é que a agência penitenciária receba ajuda financeira do Conselho da Comunidade, com recursos provenientes de penas pecuniárias, para a efetivação da obra, a exemplo do que já está acontecendo na ampliação de estabelecimentos penais de Rio Brilhante, Jardim e Ponta Porã. Além da construção de novas celas e espaço para banho de sol, a obra em Coxim deverá envolver a estruturação de um barracão de trabalho.

“É uma gestão compartilhada entre o Tribunal de Justiça e Agepen, trazendo também o apoio do Ministério público, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Prefeitura e a sociedade organizada como um todo”, destacou a corregedora-geral do TJ e coordenadora da COVEP, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges. “Cada um fazendo um pouco, a gente consegue muito e em um tempo razoável”, complementou. Segundo a corregedora do TJ, as ampliações nesses moldes de parcerias estão demonstrando ser uma das saídas para geração de vagas no sistema prisional do Estado.

Acompanhada pelo diretor-presidente da Agepen, Deusdete Oliveira, pelos juízes da COVEP, Fernando Paes de Campos e Thiago Nagasawa Tanaka, e pela juíza responsável pela Execução penal na comarca, Tatiana Dias de Oliveira Said, entre outras autoridades, a desembargadora conheceu a estrutura da unidade prisional, projetos de reinserção social, conversou com internos e verificou a área disponível para a ampliação.

 Após a visita técnica, as autoridades se reuniram no Fórum do município para discutirem as parcerias e a viabilidade da construção. Uma das questões que foram levantadas é a necessidade da retirada do prédio do Instituo Médico Legal que atualmente funciona dentro da área do presídio.

Durante a reunião, a corregedora-geral do TJ destacou que a COVEP busca nesse contato direto o apoio de todos os entes envolvidos para resolver essa questão carcerária que não é um problema só do Estado. “Não podemos cruzar os braços, e essa iniciativa beneficia toda a comunidade, pois, se não buscamos uma solução para essa questão, que sofre no final é quem está na ponta, que é a sociedade”, disse.

O diretor-presidente da Agepen ressaltou que com ampliação das vagas irá praticamente resolver a questão atual da superlotação no estabelecimento penal, o que permitirá uma melhor separação e classificação dos internos.
Também participaram da reunião o promotor de Justiça, Rodrigo Cintra Franco; o defensor público, João Lucas Teixeira Bebé; o diretor de Operações da Agepen, Pedro Carrilho de Arantes; o presidente da OAB em Coxim, Jucelino Oliveira da Rocha; o representante da comissão de Direitos Humanos da OAB, Rafael Garcia Morais Lemos; o presidente do Conselho da Comunidade local, Flávio Garcia da Silveira; o gerente da Associação Comercial, Cícero José da Silva e o diretor o presídio de Coxim, Edílson Ferreira.

No encontro, ficou agendada uma nova reunião para o final deste mês, em Campo Grande, com a presença também de autoridades municipais de Coxim, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre outros. Na oportunidade já será apresentado pela Agepen o projeto arquitetônico da obra.

Notícias MS/RMC

Administração Penintenciária, Ampliação do Local, Autoridades, Final

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens