Prefeitura de Caarapó paga salários com aumento retroativo a janeiro
Ações Públicas - Aquecem a Economia Local
Imagem:Divulgação
Os servidores públicos municipais de Caarapó receberam na última quinta-feira (29) os salários relativos ao mês de maio, que foram reajustados. O detalhe é que o reajuste é retroativo a janeiro e os valores foram pagos junto com os vencimentos de maio.
Foram injetados na economia local exatos R$ 2.325.088,83, recursos que ajudam a movimentar o comércio, segundo avalia o prefeito Mário Valério (PR). “Temos o compromisso e a obrigação de pagar os salários em dia, pois os nossos servidores contribuem para a boa execução dos serviços públicos, que são prestados com qualidade”, disse o prefeito.
O fiscal tributário José Ravazine afirma que os valores referentes ao reajuste salarial que recebeu vão ajudar na sua compra do mês. “No meu caso, além da alimentação, eu gasto muito com remédios e o que eu recebi vai me ajudar a suprir algumas necessidades”, disse. O servidor ainda aconselha: “A gente tem que saber controlar o que ganha, gastar de acordo com o que recebe”.
Reajuste
Lei de iniciativa do prefeito Mário Valério reajustou os salários dos servidores da prefeitura de Caarapó em 6% - à exceção do Grupo do Magistério –, que teve reajuste diferenciado.
O Grupo do Magistério teve os salários reajustados em 9,32% - percentual que faz o vencimento dos professores ultrapassar o piso nacional. Além disso, os educadores tiveram mais 10% de realinhamento salarial. O percentual é referente à regência de classe, que foi incorporado ao salário-base dos professores. Com isso, a regência deixa de existir.
Mário Valério explicou que, a princípio, pela evolução da arrecadação municipal, o teto para a concessão de reajuste seria 4%. “Porém, discutimos essa situação com os vereadores, que pediram para elevar para 6%”, observou. “A gente refez as contas e viu que isso seria possível”, acrescentou, destacando o interesse do Poder Legislativo local em relação aos vencimentos dos servidores municipais, incluindo o Grupo do Magistério.
Em relação aos professores, o prefeito de Caarapó disse que estabeleceu uma “discussão saudável” com os representantes da classe. “Incorporamos a regência de classe (10%), concedendo mais 1% de reajuste que, somados com o percentual de 8,32% (correção do piso) colocam os salários dos profissionais do magistério de Caarapó entre os maiores do Estado”, declarou Mário Valério. Conforme o prefeito, ainda há o compromisso de conceder mais 4% de reajuste salarial aos professores – 2% em 2015 e 2% em 2016 –, além da correção do piso nacional.
O reajuste concedido à classe do magistério faz o município de Caarapó saltar do 48° para o 8° lugar no ranking salarial da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) divulgado no mês de março, conforme informou o presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Caarapó (Simted), Apolinário Candado.
“Sabemos da importância dos professores para a educação municipal, bem como do que eles representam para o país, na medida em que educam as nossas crianças para o futuro. Com esse pensamento, sabemos que ainda é muito pouco o que eles ganham para exercer a nobre missão de educar, mas os valores propostos representam o limite da nossa capacidade financeira”, destacou Mário Valério. “Acreditamos que a classe esteja satisfeita com o reajuste, tendo em vista que estamos cumprindo o que combinamos”, ressaltou o prefeito.
Mário Valério justifica ainda que eventuais alíquotas de reajuste maiores impactariam as finanças do Município, refletindo diretamente nos encargos patronais e o percentual gasto com folha de pagamento passaria dos limites permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Caarapo.MS/盧卡斯
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,658 |
Euro | 6,373 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,783 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito