Segunda-Feira 01/09/2025 20:57

Autoridades brasileiras e bolivianas unem-se para combater a desinformação na fronteira

Estado - Ação Social - Segurança Pública

Foto:Divulgação

Mais um importante passo na temática “segurança pública" na fronteira entre Brasil e Bolívia foi dado na manhã desta quinta-feira, 5, em encontro organizado e promovido pela Prefeitura de Corumbá. Autoridades e representantes de instituições públicas dos dois países reuniram-se no Hotel Nacional, em Corumbá, para tratar de “controle migratório”, um assunto complexo e com impacto direto em diversas áreas como criminalidade, educação, saúde, comércio etc.

O encontro marcou a primeira reunião setorial dentro do macrotema “Segurança”, uma forma de colocar em torno da mesa representantes brasileiros e bolivianos de uma mesma área e assim aprofundar as discussões, otimizar os encaminhamentos dos problemas e garantir resultados mais satisfatórios.

A desinformação e falta de comunicação entre os dois países a respeito do fluxo migratório foi o problema mais citado e eleito o grande vilão tanto por bolivianos quanto por brasileiros. “Ambos os países estão desinformados nessa questão. E essas reuniões são uma grande oportunidade para buscarmos alinhamento e um trabalho conjunto nesse sentido”, disse a vice-prefeita e diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, Márcia Rolon, que comandou o debate.

De imediato foi destacada a necessidade de uma parceria para desenvolver um sistema virtual de troca de informações de pessoas que cometem delitos. “Precisamos prevenir os crimes e delitos de forma mais ativa, utilizando a tecnologia a nosso favor para aprimorar a abordagem na fronteira”, disse o diretor regional da Agencia de Desenvolvimento para as Macrorregiões e Zonas Fronteiriças (Ademaf), Simons Durán, que revelou que o governo boliviano tem um projeto de controle denominado Centro Integrado de Controle de Fronteira (CICOF), que está em fase de estudo e pode ser utilizado com referência.

Representando a prefeitura de Puerto Quijarro, Fernando Quiroga concordou com o colega e fez uma importante proposta. “Proponho que seja implementado uma área de controle integrado conforme está previsto no Acordo de Complementação do Mercosul”, falou. “Nossa maior debilidade é a falta de informações. Se houver trabalho conjunto em um mesmo ambiente pode-se eliminar o problema de falsificações e criar políticas de repressão”, acrescentou ele, que também elogiou o planejamento de operações conjuntas entre polícias e exércitos de ambos os países, como a Operação Ágata 8/Chachapuma.

Na reunião, chegou-se ao consenso de que ambas as partes deverão levar à Brasília e a La Paz (sedes dos governos federais) um documento solicitando uma área de controle integrado na fronteira.

A representante da Sub-Governadoria da Província German Busch, Giovana Cabrera, disse que há um sistema semelhante implantado na fronteira com o Chile, utilizado também pela Bolívia, e que possibilita o trabalho conjunto entre esses países em um único ambiente com as informações obtidas dos dois lados.

Sobre a falsificação de documentos nas fronteiras, o Comandante da Polícia Boliviana, Coronel Ramiro Quisbert, colocou-se à disposição para a realização de um treinamento binacional entre as polícias federais e fronteiriças sobre formas de falsificação de documentos e como coibi-las. O agente da Polícia Federal brasileira, Paulo Roberto Pires, não só concordou como prontificou-se a encaminhar internamente a demanda para o breve agendamento do curso de capacitação mútua.

Presente também no encontro, a encarregada regional de migração de Puerto Suarez, Maricela Perez Villarroel, informou que a partir do dia 9 de junho próximo será implantada a carteira fronteiriça na Bolívia (a chamada TVF – Tarjeta Vecinal Fronteriza), com a qual será possível levantar o número de brasileiros que vivem, trabalham ou estudam na Bolívia.

Outro assunto, levantado pela assessora executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, Celia Flores, foi a necessidade de haver um rígido controle dos filhos de bolivianos nascidos no Brasil e que, por este motivo, precisam ser acompanhadas em seu desenvolvimento.  “Muitos bolivianos com filhos nascidos aqui levam essas crianças para a Bolívia sem que possamos acompanhar a saúde delas, a situação de vacinação e outras coisas. Temos tido problemas com o Ministério da Saúde por causa disso”, disse ela, que destacou a importância dessas informações também para a obtenção de verbas federais para o município de Corumbá.

“Atendemos uma média de 198 bolivianos diariamente na rede de saúde municipal por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e praticamente todos sem documentação. Todos sabem que o SUS é universal, é para todos e não faz distinção de origem ou país. Entretanto, é extremamente importante a documentação dos cidadãos bolivianos não só para melhor acompanhamento como também para que o Governo Federal e o Ministério da Saúde encaminhem verbas específicas para esse tipo de atendimento em Corumbá”, disse.

O agente da Polícia Federal, Paulo Pires, acrescentou a importância do formulário da Bolívia de autorização para menores e a necessidade de informações do acompanhante. “Precisamos saber o motivo da entrada desses imigrantes no País, se é por residência, turismo, estudo. Já há esse controle nos ônibus e os passageiros só embarcam após apresentarem toda a documentação necessária”, disse ele, que afirmou que existe atualmente uma troca de informações entre os setores de imigração de forma desburocratizada.

Pesquisa

Um dos pontos altos da reunião foi a participação do professor e doutor Marco Aurélio Machado de Oliveira, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que informou a todos que a universidade realizará ainda neste mês um extenso levantamento no posto de atendimento do Brasil e da Bolívia para conhecer melhor o perfil dos imigrantes.  “As entrevistas serão realizadas entre Corumbá e Puerto Quijarro, do dia 22 de junho a 6 de julho. Basicamente queremos conhecer melhor as pessoas que cruzam a fronteira diariamente, sua faixa etária, sexo, origem, grau de escolaridade”, antecipou o especialista, que faz parte do Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFMS e se comprometeu a submeter o questionário à apreciação de todos antes mesmo de sua aplicação. “Queremos fazer o melhor trabalho possível, por isso contamos com a colaboração de todos”.

O professor Marco Aurélio também se dispôs a apresentar os resultados da pesquisa no próximo dia 17 de julho, em uma nova reunião entre bolivianos e brasileiros, além de uma proposta de ação conjunta.

Sucesso

A vice-prefeita Márcia Rolon elogiou o formato da reunião e as diversas participações e encaminhamentos propostos. “Foi excelente! Mas, além da presença de várias autoridades dos dois países, eu destaco a presença do doutor Marco Aurélio e esse importante estudo que será realizado pela UFMS e a proposta de integração e agilidade nos processos migratórios e que será encaminhado a Brasília e La Paz. O que estamos construindo aqui tem tudo para sensibilizar cada vez mais os governos centrais e se tornar uma referência em gestão e controle fronteiriço”, finalizou.

O representante da Ademaf acrescentou: “Cada vez as reuniões são mais progressivas e profícuas e estreitamos ainda mais os laços de irmandade entre bolivianos e brasileiros. Temos tido muito êxito no sentido de dar soluções a questões pequenas que podem ser resolvidas por aqui mesmo e no encaminhamento de outros temas binacionais”, finalizou.  

O professor Marco Aurélio foi ainda mais enfático: "Esse encontro é marco histórico pela forma e pela seriedade com as quais ele está sendo conduzido e isso nos deixa com as perspectivas mais otimistas".

Prefeitura de Corumbá/RMC

Desenvolvimento, Sistema Virtual, Complementação, Fluxo Migratório, Fluxo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens