Governador recebe a Bandeira do Espírito Santo e fortalece a tradição centenária no Estado
Estado - Cultura - Festa do Divino Espírito
Foto:Divulgação
O governador Andé Puccinelli recebeu hoje (4), em seu gabinete, na Governadoria, os festeiros da Festa do Divino Espírito. A cerimônia é uma das manifestações culturais mais tradicionais do Estado. No município de Coxim é realizada há 119 anos. A cerimônia, que foi incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado por meio da lei 3.586, envolve a comunidade e tem passado de geração em geração.
“Todos os anos recebemos a festa do Divino Espírito Santo em nosso gabinete. É uma tradição em nosso Estado. Em Coxim é a 119ª edição e em Campo Grande, é a 20ª edição. É um festejo que envolve os fiéis e toda a população, junto com as tradições culturais. Viva a festa do Divino Espírito Santo”, afirmou o governador.
A missa que marca o início dos festejos em homenagem ao Divino Espírito Santo foi realizada ontem (3) na Assembleia Legislativa, por proposição dos deputados Junior Mochi e Dione Hashioka. Já a peregrinação da bandeira, que leva as bênçãos do Divino aos estabelecimentos públicos, comerciais e às residências, além de arrecadar donativos para a realização da festa, começou na segunda-feira (2).
Como acontece todos os anos, os festeiros percorrerão órgãos governamentais e as residências de coxinenses que vivem na Capital.
Em Campo Grande, a Festa do Espírito Santo chega à sua 20ª edição, sendo que neste domingo (8) os festejos se encerram com café-da-manhã, missa e almoço, realizados no Centro de Desenvolvimento Esportivo, Social e Cultural da Funlec (Mini Anel Rodoviário - BR-163- Próximo à Uniderp Agrária). A tradição foi introduzida na Capital pelos coxinenses que aqui vieram morar.
De acordo com o Padre Micael Carlos, responsável pela Paróquia de Coxim, a festa é um tradição que reúne toda a comunidade. “Os devotos do Divino Espírito Santo fazem seus pedidos e destinam recursos financeiros, que são utilizados em benefício de trabalhos sociais, nas creches e com a população carente. Estes recursos também nos auxiliam a organizar os festejos e os preparativos da quermesse. Neste ano, a festa do Divino Espírito Santo será de 18 a 27 de junho e toda a comunidade está convidada”, afirmou o padre Micael.
Tradição
No Brasil, a introdução dessa festividade é quase tão antiga quanto a colonização. A festa é realizada no Domingo de Pentecostes, celebração católica que acontece sempre 50 dias depois da Páscoa, em comemoração à vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.
A festa é coordenada pelos “festeiros” escolhidos por sorteio e indicados pela comunidade. O Festeiro Mor antigamente recebia o nome de “Imperador do Divino”, é ele quem conduz a Coroa do Divino Espírito Santo durante as solenidades, além de ser o responsável pelos festejos.
Estiveram presentes o deputado Junior Mochi, a vereadora Carla Stephanini e o presidente da Fundação de Cultura de MS, Américo Calheiros.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito