Quinta-Feira 04/09/2025 16:47

Greve atinge 18 Unidades Estaduais e cerca de 22% dos servidores, diz IBGE

Estado - Ações Públicas - Sindicato

 

Imagem:Divulgação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirmou, na tarde desta terça-feira (3), que a paralisação dos servidores continua parcial e atingiu 18 Unidades Estaduais, além das Unidades da Sede, Parada de Lucas, Canabarro e Chile, situadas no Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, a adesão foi de cerca de 22% dos trabalhadores, em todo o país. O sindicato, no entanto, estima que entre 65% a 70% dos servidores aderiram à greve.

Segundo o IBGE, a adesão ocorreu nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Pará, e Distrito Federal. No entanto, o calendário de divulgação está mantido, afirmou o órgão.

Segundo a diretora-executiva do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatística (ASSIBGE-SN), Ana Magni, na tarde desta terça, uma unidade no estado de Pernambuco decidiu pela adesão à greve. "A greve se fortalece a cada dia. Pernambuco é um estado importante", afirmou.

Impacto nas pesquisas

Segundo o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE (Coren), responsável pela divulgação da PNAD Contínua e da PME, Cimar Azevedo, não é possível prever se a greve provocará impacto nas pesquisas. Ele, no entanto, não descartou o efeito da paralisação no resultado das análises.

“Não posso prever. Eu tenho que ver depois que terminar tudo, fechar tudo, até quando entrará no processo mesmo de apuração, fechamento, ou mesmo antes, quando a gente começar a ver que o aproveitamento da mostra de ambas as pesquisas estão sendo comprometidas”, explicou.

“Por enquanto, o que estamos acompanhando, tirado ontem [segunda-feira], nas duas bases que eu olhei, a gente não tem efeito nem na PME, nem na Pnad Contínua. Isso são resultados que são os primeiros e podem ter efeito porque dentro do processo de pesquisa, tem picos de coleta. Elas têm divisões, que pode ser que o dado que tenha olhado tenha influenciado e eu não estou percebendo. Mas o que você olha hoje, não mostra risco nessa coleta. E a gente vai torcer para que isso não aconteça”, completou Azevedo.

De acordo com Ana Magni, no entanto, a greve não previa afetar a Pnad Contínua porque os servidores decidiram pela preservação da divulgação da pesquisa. Ela, no entanto, não descartou que a PME seja comprometida pela paralisação.

“Não afetaria [a Pnad] porque preservamos a divulgação da pesquisa. Porque batalhamos por isso. Vários dados que estão sendo divulgados, já são construídos no período anterior. A PME não sabemos o nível de coletamento. Pode ser que não tenha impacto na primeira [divulgação pós-greve]. Vai depender se vai ter uma equipe de tratamento. Como é uma greve de adesão progressiva, o impacto vai depender da coleta daquele dado”, declarou.

Pnad Contínua
A publicação da Pnad Contínua desta terça-feira foi a primeira desde que o IBGE voltou atrás na decisão de suspender a divulgação da pesquisa. O resultado mostrou que nos três primeiros meses de 2014, a taxa de desemprego no Brasil ficou em 7,1%, acima da registrada no trimestre anterior. A pesquisa substituirá a tradicional Pnad anual e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

“É importante preservar esses dados coletados porque perda de dados coletado é perda de dado para ser trabalhado futuramente. É uma perda na série da pesquisa. Dados que se perdem de coleta são dados que não se recuperam, muito difícil recuperar”, afirmou Azevedo.

Greve continua
A divulgação da PNAD Contínua foi marcada por protesto. Cerca de 300 servidores se reuniram na porta do IBGE, na Avenida Franklin Roosevelt, no Centro do Rio, na manhã desta terça, para realizar uma assembleia. Nela, segundo Magni, foi decidida a continuidade da paralisação por tempo indeterminado.

A greve completou uma semana nesta segunda-feira (2). Os servidores aguardavam, até 15h desta terça, uma resposta ao pedido de reunião com a presidente do IBGE e com o Ministério do Planejamento.

G1.MS/盧卡斯

Pnad, Estaduais, Unidades, Servidores, PME, Greve, IBGE, Paralisação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens