Sexta-Feira 02/05/2025 16:17

Estudos apostam em imunoterapia para combater o melanoma e o câncer cervical

Mundo - Ciência e Tecnologia - Sistema Imune

Imagem:Divulgação
Ativar e ampliar a resposta do sistema imune para atacar o câncer se transformou em uma linha de pesquisa estratégica para a comunidade científica, e, neste sentido, foram apresentados nesta segunda-feira, durante a reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, quatro novos estudos que aprovam a imunoterapia como via para ajudar o paciente.

A imunoterapia é o tratamento das doenças mediante a potencialização ou enfraquecimento dos mecanismos imunológicos.

As células tumorais podem ser identificadas como estranhas pelas células do sistema imune, desencadeando assim uma resposta que as destrói. A limitação está em esse sistema nem sempre funcionar, já que as células tumorais às vezes conseguem escapar deste mecanismo de destruição.

Os cientistas já conhecem aspectos importantes de como os tumores se protegem do sistema imune que deveria destrui-los.

Um trabalho da Universidade da Califórnia em 441 pacientes com melanoma avançado mostrou que dirigir um anticorpo a uma proteína chamada PD-1 consegue uma resposta de longo prazo em uma alta porcentagem de pacientes: a sobrevivência global em um ano foi do 69% em todos os subgrupos de pacientes.

"Este é provavelmente o maior teste em fase I, se conseguirmos comprovar a segurança e a eficácia do anticorpo, em oncologia", disse Antoni Ribas, principal autor do estudo, que apontou que, apesar de serem dados iniciais, mostram que "estamos diante de algo importante".

Em outro dos trabalhos de melanoma, uma equipe do Centro Gustave Roussy de Paris usou o fármaco imunoterápico ipilimumab no tratamento de pacientes em fase avançada e mostrou uma redução do risco de reincidência de 25% em relação ao grupo placebo.

"É um tratamento promissor", afirmou Alexander Eggermont. O ipilimumab foi aprovado pela FDA (agência americana de drogas e alimentos) para casos de melanoma com metástases não operáveis.

Esta é a primeira vez que sua efetividade é comprovada na fase mais inicial da doença.

O terceiro estudo também inclui este fármaco, mas o combina com nivolumab e mostrou uma sobrevivência média "sem precedentes" em melanoma avançado: aproximadamente três anos e meio.

Esta combinação quase dobrou a média de sobrevivência registrada em estudos anteriores com um só fármaco.

Embora pequeno, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica destacou um estudo sobre câncer cervical causado pelo vírus do papiloma humano (HPV).

O Instituto Nacional do Câncer de Bethesda, nos Estados Unidos, aplicou um novo tratamento personalizado com "resultados promissores".

É um sistema baseado nas células T que conseguiu reduzir completamente o câncer em duas mulheres com metástases sem remissão pelo ano seguinte. É a primeira vez que o método foi testado para câncer do colo do útero.

As mulheres com câncer cervical com metástases têm opções limitadas de tratamento e a média de sobrevivência com os primeiros tratamentos quimioterapia e a combinação dela com bevacizumab, é de 13 e de 17 meses em média, respectivamente.

Para esta doença não há segunda linha de tratamento (se dá quando já não se responde à primeira linha).

Neste estudo nove pacientes receberam o tratamento baseado em células T e três responderam ao tratamento: uma obteve uma redução de 39% do tumor e as duas completa remissão.

O tratamento, no entanto, ainda é experimental e está associado a efeitos secundários significativos, alertou Christian Hinrichs, ao ressaltar que é preciso investigar por que é eficaz em determinadas mulheres e em outras não.

Em imunoterapia "temos avançado muito, em pouco tempo chegamos à conclusão que isto pode ajudar os pacientes", concluiu Ribas.

EFE/盧卡斯

sistema imune, cancer, cervical, imunoterapia, combate, estudos, mulheres

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens