Inaugurada "cidade" que educa crianças para um trânsito mais seguro
Estado - Educação - Trânsito Seguro
Centenas de crianças de escolas da rede pública e particular de ensino visitaram ontem à noite (29) a Cidade do Trânsito, nos altos da Avenida Afonso Pena. O espaço que vai ensinar aos futuros condutores como ter um bom comportamento no trânsito para evitar acidentes foi inaugurado pelo governador André Puccinelli e o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Carlos Henrique dos Santos Pereira.
A iniciativa do Detran-MS quer levar por meio de atividades lúdicas mudanças no comportamento para um trânsito seguro. “O objetivo é fazer com que as crianças possam levar a mensagem da educação, da mudança das atitudes que os pais tem que ter no trânsito, seja motorista, ciclista ou pedestre para que com noções básicas tenhamos um trânsito mais humano”, afirmou Carlos Henrique dos Santos Pereira.
Conforme Santos Pereira, durante 15 dias, a Cidade do Trânsito estará recebendo a visita de alunos das escolas da rede pública e particular de ensino para participar de atividades lúdicas, como vídeos educativos e jogos de computador. Além disso, o espaço conta ainda com 10 mini bugues que vão circular por um trajeto com sinalização vertical e horizontal onde as crianças vão aprender sobre o trânsito com os monitores do Detran-MS.
As atividades da Cidade do Trânsito também serão abertas para o público. “A parte da noite será aberta ao público assim como sábado de manhã e à noite, além do domingo de manhã”, informou o diretor-presidente do Detran-MS.
A Cidade do Trânsito é uma extensão do projeto Cidade Escola de Trânsito - Detranzinho, desenvolvido há mais dez anos pelo Detran-MS, em que as crianças de escolas públicas e privadas aprendem sobre como se comportar no trânsito e prevenir acidentes.
Quem prestigiou a solenidade de inauguração da Cidade do Trânsito se encantou com a apresentação do Coral do Educandário Getúlio Vargas formado por crianças e adolescentes. Expectativa também para conhecer todos os espaços daquela Cidade que ganhavam iluminação à medida em que o poeta, Ruberval Cunha declamava versos com reflexão para a valorização da vida e para um trânsito mais seguro. Um show pirotécnico também enfeitou a Cidade do Trânsito.
Curiosidade e expectativa para quem ainda não tem idade para dirigir como Mariana Michaelis, de 11 anos. Na fila aguardando para andar num mini bugue, a estudante disse que ia prestar atenção para todas as orientações do monitor. “Já queria ter idade para dirigir, mas como não posso vou ter uma noção de como será. Minha mãe dirige bem, mas vai ser bom também para quando eu andar com ela dizer para usar cinto e não passar no sinal vermelho”, comentou.
Para o governador André Puccinelli a intenção é que através das crianças o Detran-MS possa multiplicar as boas maneiras para os adultos. “As escolas trarão os alunos e por meio de palestras e de ensinamentos terão a possibilidade de aprender corretamente que o pedestre não é inimigo do motorista ou vice versa. Devemos começar pelas crianças por que qual o pai ou o avô que não atende seu filho ou sua neta? É com noções preventivas e de cidadania que vamos ter mais paciência para dirigir no trânsito e promover a integração motorista-pedestre”, ressaltou.
O projeto de múltiplas atividades da Polícia Militar Rodoviária (PRE) também está presente na Cidade do Trânsito. Mayra Rosa Teixeira de Freitas, de 10 anos participa há quatro anos da iniciativa e vai atuar como agente de trânsito. “Muitas pessoas precisam conhecer as regras de trânsito e respeitar a sinalização. Aqui vamos aprender a respeitar o trânsito”, disse.
Para os pais a iniciativa do Detran-MS traz mais conscientização para o futuro condutor e para a família. “É importante eles estarem aprendendo desde pequeno e a criança acaba policiando as atitudes dos pais no trânsito. Minha filha já entregou uma multa de mentirinha para uma conhecida nossa que estava no veículo sem cinto de segurança”, lembrou a assistente social, Carla Rahi destacando a importância das crianças na conscientização dos adultos.
O Detran-MS cedeu um quarto de toda a área da Cidade do Trânsito para três instituições de caridade, Escola Juliano Varela, Asilo São João Bosco e Casa da Criança com AIDS, para venda de produtos que serão revertidos para as próprias instituições filantrópicas.
A Cidade do Trânsito vai funcionar até 15 de maio, das 7h30 às 17 horas, para as escolas agendadas. Para o público em geral, a Cidade do Trânsito ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30; sábado, das 17h30 às 21h30; e aos domingos, das 8 horas ao meio dia. Mais informações na Central de Atendimento (067) 3368-0500
Notícias MS
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,676 |
Euro | 6,303 |
Franco suíço | 6,743 |
Yuan | 0,788 |
Iene | 0,038 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito