Sexta-Feira 02/05/2025 16:53

Para "destruir outro grande", Brasil abre Liga Mundial contra a Itália

Mundo - Esporte - Liga Mundial de Vôlei

Foto: Alexandre Arruda

A primeira referência de um Brasil x Itália que vem à cabeça é de uma partida de futebol. Ainda mais num ano de Copa do Mundo. Bernardinho lembra como se fosse hoje quando o pai comprou uma televisão para que pudessem acompanhar a Seleção de 1970 no México. Sorri ao lembrar que se pegou chorando ao ver o título chegar com aquele 4 a 1.

Depois de um tempo, aprendeu que a rivalidade podia passar dos gramados para as quadras. Foi exatamente contra os italianos que a equipe comandada por ele conquistou em 2004 o segundo ouro olímpico do vôlei nacional.

Nesta sexta-feira, em Jaraguá do Sul (SC), o tradicional adversário estará novamente no caminho, nos primeiro compromisso válido pela Liga Mundial. A TV Globo transmite a partir das 14h35, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. 

- A Itália é um grande adversário e não precisa de motivação para o jogador. Há uma rivalidade, de querer destruir outro grande, e isso é alimentado. Eles dominaram os anos 1990, e nós, os 2000. É uma equipe que força o saque, que é eficiente. Nós ainda estamos iniciando a preparação. Sabemos da dificuldade, vamos ter jogos muito difíceis, Brasil e Itália fazem partidas sempre muito duras em qualquer situação, e esperamos fazer boas partidas. As vitórias são importantes, claro, mas ter boas atuações que deem confiança e um pouco mais de consistência para a equipe ajudará a seguir bem. O objetivo primário é a classificação para a fase final. Estamos num grupo equilibrado e teremos que jogar e produzir resultado. Chegando lá, vamos tentar buscar o deca - disse. 

A última vez que o Brasil esteve no alto do pódio da competição foi na edição de 2010. No ano passado, em Mar del Plata, foi superado pela Rússia na decisão.

Apesar de o grupo ainda não se encontrar em sua melhor condição, o treinador acredita que terá condições de brigar pelos títulos da Liga e do Mundial da Polônia. Para isso, vê a necessidade de melhorar no saque. 

- Temos que elevar esse quesito para que o time continue competitivo. E isso facilita o bloqueio. Esse é um ano de volta do Murilo (recuperado de uma cirurgia no ombro), que ainda não está na forma de 2012, mas vem se aproximando. Ele é uma peça importante para nós. Temos na equipe jogadores que herdaram um legado pesado. Nasceram na seleção com a responsabilidade clara de tentar sustentar algo que foi conquistado, o que é mais difícil. Nós não somos os grandes favoritos, mas temos condições de brigar nos campeonatos que vamos disputar. 

Além da Itália, a seleção tem em seu grupo poloneses e iranianos. Campeã da Liga Mundial de 2012, a Polônia chega com novo comandante. No fim de outubro, o ex-jogador francês Stéphane Antiga assumiu o lugar que era do italiano Andrea Anastasi. Os confrontos serão em Maringá, nos dias 29 e 30 de maio.   

- É um time de tradição, forte fisicamente e com técnica. E teve a mudança de treinador.  Ele é inteligente e tem uma relação de amizade e companheirismo com os jogadores. Eles vão vir diferentes, motivados, perigosos, jogando de outra forma. Contam também com um oposto excepcional. 

Sobre o Irã, Bernardinho destaca o crescimento e a necessidade de manter a guarda alta. O rival foi quarto colocado na última Copa dos Campeões, no Japão. As duas partidas serão nos dias 6 e 7 de junho, em São Paulo.

- Eles jogaram a Copa dos Campeões e ganharam dos Estados Unidos. Fizeram partidas duras contra a Itália, ganharam do Japão. Ninguém é bicampeão asiático sem méritos. É um país que está investindo na base há anos. Joga um misto de escola brasileira com cultura tática dos europeus. Contou com Julio Velasco e agora com um técnico sérvio (Slobodan Kovac) que fez um trabalho excepcional em Perugia. Temos que jogar bem contra eles.

CONFIRA AS CHAVES

Grupo A - Brasil, Itália, Polônia e Irã
Grupo B - Rússia, Estados Unidos, Bulgária e Sérvia
Grupo C - Bélgica, Canadá, Austrália e Finlândia
Grupo D - Argentina, Alemanha, França e Japão
Grupo E - Holanda, Coreia do Sul, Portugal e República Tcheca
Grupo F - Tunísia, Turquia, Cuba e México
Grupo G - Porto Rico, China, Eslováquia e Espanha 

SISTEMA DE DISPUTA

Em 2014, a Liga Mundial terá um número recorde de 28 participantes. Eles estão divididos em sete grupos de quatro. Os dois primeiros, A e B, são formados por equipes em melhor posição no ranking.

Durante a fase internacional, todos jogam duas vezes em casa e duas fora contra cada adversário do grupo, em um total de 12 partidas por seleção. Os dois melhores de cada chave avançam ao hexagonal final em Florença, de 16 a 20 de julho, que contará ainda com a anfitriã Itália e o vencedor do quadrangular final de de C, D e E, que será disputado de 11 a 13 de julho, em Sydney, na Austrália. 

Já as equipes de F e G, espécie de segunda divisão, jogarão um torneio independente em apenas dois finais de semana. O representante do país-sede (Turquia), o vencedor de cada chave e o melhor segundo colocado jogam um quadrangular pelo título, cujo campeão será conhecido em 29 de junho, em Bursa. 

Globo Esporte/JE

primeira referência, Brasil x Itália, partida de futebol, Copa do Mundo, vôlei nacional

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens