Menor motor do mundo pode ajudar no combate ao câncer
Mundo - Saúde - Nanomotor com Grão de Sal
Imagem:Divulgação
Um motor 500 vezes menor que um grão de sal é um dos últimos grandes feitos da ciência. No futuro, a máquina de proporções microscópicas poderá ajudar a combater ocâncer.
Liderada pela engenheira Donglei Fan, a equipe de cientistas da Universidade do Texas criou um motor capaz de fazer 18 mil rotações por minuto por até 15 horas. A novidade foi tema de artigo publicado naNature.
A ação combinada de campos elétricos e forças magnéticas serviria para colocar as pequenas máquinas em movimento.
No texto, a pesquisadora afirma que os nanomotores foram aplicacados no lançamento controlado de biomoléculas. No futuro, isso pode se tornar uma nova técnica de tratamento do câncer.
Como funciona
Em função de suas dimensões microscópicas, estes nanomotores conseguem penetrar em células liberando substâncias químicas.
Como se sabe, o câncer é uma disfunção celular. Sendo assim, o plano dos cientistas é carregar os motores com remédios que ataquem o câncer.
De acordo com eles, um próximo passo seria integrar os nanomotores a nanorobôs capazes de diagnosticar a doença e tratá-la diretamente na célula.
Montagem
"Os nanomotores foram postos de pé a partir de blocos de construção em escala nanométrica", afirma Fan em seu artigo.
Criadas pelos cientistas, pinças elétricas com precisão para atuar no espaço de 150 nanômetros auxiliaram na montagem dos motores.
Portal.Exame/盧卡斯
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão