Sexta-Feira 10/10/2025 17:24

A Leroy Merlin cresceu colada ao cliente

Brasil - Negócios - Varejista Francesa

Imagem:Divulgação
Em 2009, a varejista francesa de material de construção Leroy Merlin faturou 1,7 bilhão de reais no Brasil e estabeleceu uma meta ambiciosa de expansão: dobrar o faturamento nos cinco anos seguintes, com a abertura de 14 lojas.

Para isso, seu presidente, o francês Alain Ryckeboer, investiu 1,2 bilhão de reais na inauguração dessas novas unidades. Mas essa expansão teria de vir acompanhada de um cuidadoso olhar para o atendimento aos clientes.

“Nossos índices de satisfação eram bons”, diz Ryckeboer. Mas, como em qualquer processo decrescimento acelerado, havia o risco de perder o padrão de atendimento nas novas lojas. Para monitorar a transição, cerca de 30 000 clientes foram abordados na saída das lojas da Leroy e responderam a uma pesquisa de satisfação em 2013.

Executivos e funcionários da Leroy também visitam os clientes na casa deles — Ryckeboer, por exemplo, fez isso 20 vezes nos últimos três anos — e costumam convidá-los para grupos de debate sobre o atendimento e a oferta de produtos nas lojas. Veja abaixo as principais medidas e o resultado.

Mesa-redonda com clientes

Grupos de 14 clientes são convidados a participar de uma mesa-redonda para falar sobre suas experiências de compra e a passear pela loja apontando falhas. Em 2013, 82 desses encontros reuniram 1 148  clientes.

Exército de “clientes ocultos”

A Leroy recrutou cerca de 6 000 consumidores em 2013 para atuar como “cliente oculto” em suas lojas e em concorrentes. Eles fizeram compras e analisaram itens como oferta de produtos, atendimento e qualidade da entrega.

Treinamento sob medida

Com base nas informações obtidas  em pesquisas com os clientes e na opinião dos vendedores mais bem avaliados, a Leroy treina seus 7 000 funcionários. Em 2013, cada um deles recebeu, em média, 35 horas de treinamento.

Recompensa para o grupo

Vendedores não ganham comissão individual, e sim por atingir metas da seção em que trabalham. Entre essas metas está a gestão de estoque: o grupo não pode deixar faltar os produtos, mas também não devem ter itens encalhados.

Na casa de quem comprou

Executivos e funcionários da Leroy vão à casa dos clientes. A visita dura 1 hora e meia. Nela se observa o uso do que foi comprado e se discutem as falhas no portfólio e no atendimento. Em 2013, 4 000 clientes das lojas foram visitados.

Resultado

O faturamento da Leroy mais do que dobrou desde 2009 — e chegou a 4 bilhões de reais em 2013, com 31 lojas. Mesmo assim, nos últimos dois anos o número de clientes que se dizem “encantados” — que dão nota 9 ou 10 à varejista — cresceu 10%. Hoje, mais da metade deles está nesse grupo.

Portal.Exame/盧卡斯

varejista francesa, cliente, visitados, falhas, leroy, faturamento, clientes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens