Famílias realizam sonho da casa própria e comemoram vida nova
Ações Públicas - Famílias Contempladas
Imagem:Divulgação
As 232 famílias contempladas com uma casa no Residencial Harrison de Figueiredo agora fazem parte do grupo de douradenses a realizar o sonho de ter uma moradia própria. Na sexta-feira, o prefeito Murilo, o governador André Puccinelli e demais autoridades entregaram a primeira etapa do residencial e os novos moradores comemoram vida nova a partir de agora.
Algumas famílias contempladas nessa etapa entregue na sexta moravam antes em barracos e áreas de risco. Agora vão viver em uma casa de alvenaria, com toda a infraestrutura necessária, em bairro asfaltado e com rede de esgoto.
“Foram anos e anos de espera, de sofrimento, até chegar nesse momento que é o maior sonho de uma família, ter a sua casa própria. Assumimos o compromisso com vocês e estamos cumprindo”, afirmou Murilo.
Valdice Pereira da Silva nunca teve casa própria. Ela morava em casa alugada na Rua Humberto de Campos, junto com a filha de 16 anos. Diarista, ela diz ser muito difícil pagar o aluguel. “Foi uma benção sair essa casa. Deus ouviu minhas preces e me deu esse presente. Não vejo a hora de entrar na minha casa”, comemora.
Expedita Lourenço dos Santos é outra contemplada que passou praticamente uma vida inteira esperando pela casa própria e agora, aos 72 anos, conseguiu seu objetivo. Com problemas de saúde e cuidando da filha de 40 anos, deficiente, Expedita vive da aposentadoria. Agora, economizando o dinheiro do aluguel, ela acredita que poderá sobrar dinheiro para cuidar melhor da filha.
Para Irene Matias da Silva, que mora de aluguel com o filho e o marido aposentado, “receber essa é um milagre”. Ela contou que o marido tem problemas de saúde e depende de medicação constante. “Não é fácil viver assim, mas pelo menos agora eu tenho uma casa e isso pra mim é a realização de um sonho”.
Na mesma região onde foram entregues as 232 casas na sexta-feira, em breve serão entregues mais 240 moradias do Harrison II e 250 do Harrison III. Ainda será entregue no mesmo bairro a terceira etapa do residencial Dioclécio Artuzi.
Dourados é o município com maior projeto habitacional em execução em Mato Grosso do Sul. Murilo quer chegar até o fim de seu mandato com 5.763 casas entregues. De 2011 a 2013 foram entregues 1.880 residências.
Até junho deste ano serão mais 1.172 entregues. Em construção estão mais 512 apartamentos. Já estão contratadas, apenas aguardando o início das obras, outras 288 unidades. A prefeitura também está com a documentação finalizada, esperando liberação do recurso, para outras 1.911 casas.
“Mato Grosso do Sul é o estado que proporcionalmente garantiu mais casas através do programa Minha Casa, Minha Vida e Dourados é a cidade de MS que mais tem contrato de casas com a Caixa. Isso é resultado do trabalho desta administração, que fez esse compromisso com a população e estamos cumprindo”, afirmou o prefeito ao fazer a entrega das chaves ao lado do governador André Puccinelli, deputados, vereadores e demais autoridades.
Murilo lembra que as casas são construídas em parceria entre governo federal – que libera os recursos através da Caixa – governo do Estado e prefeitura, que investem recursos próprios como contrapartida.
“Sem a prefeitura não sai casa nenhuma. Por isso quando assumimos o município criamos um departamento para elaborar os projetos e correr atrás dos recursos. As casas que estamos entregando hoje têm bom acabamento porque a prefeitura teve a preocupação de garantir mais recursos para esse fim nos projetos encaminhados ao governo federal”.
Dourados.MS/盧卡斯
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












