Quarta-Feira 03/09/2025 03:43

Para Mochi, Audiência Pública sobre a duplicação da BR-163 foi muito produtiva

Estado - Ação Legislativa - Impactos Sociais e Econômicos

Foto: Géssica Helpis

Por proposição do deputado estadual Junior Mochi (PMDB), a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira (07), a Audiência Pública: "Impactos Sociais e Econômicos causados da duplicação da BR-163 nos municípios de Mato Grosso do Sul”.

O evento contou com a presença do presidente da empresa responsável pela obra de duplicação, Maurício Soares Negrão, o superintendente substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Érico Reis Guzen, além do chefe de serviço de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Paulo César Limão Montilha, população, vereadores e prefeitos dos municípios que margeiam a BR-163.

De acordo com Junior Mochi, o evento foi muito produtivo, pois além da participação maciça, trouxe esclarecimentos importantes quanto à duplicação da BR e permitirá um acompanhamento das etapas de execução da obra. Segundo o proponente, a discussão foi provocada com o objetivo de conhecer detalhes da duplicação, o projeto técnico, os impacto ambientais, os prazos de execução, como será feita a manutenção pela empresa CCR MS Via e as questões relacionadas ao pedágio.

Já no início da audiência, o presidente da empresa CCR Via MS, Maurício Negrão, assumiu o compromisso de transformar a BR 163 na rodovia da vida, revertendo o título atual de rodovia da morte. Conforme Negrão, o objeto da concessão é a recuperação, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade de 847,2 Km da BR-163/MS. O prazo de concessão é de 30 anos.

 Pedágio

O valor a ser cobrado pelo pedágio será de R$ 4,38 a cada 100 Km. Vale ressaltar que a cobrança só poderá ser feita após a empresa duplicar 80,6 Km, ou seja, 10% do total a ser duplicado, o que deve acontecer dentro de um prazo de 18 meses a partir do início dos trabalhos.

Remoções

O presidente da CCR MS Via, Maurício Negrão explicou que a empresa irá conversar com os prefeitos de todos os municípios em que passará a duplicação e que embora seja necessário fazer algumas remoções das áreas de domínio para que possam alargar a via, não irá desalojar ninguém e que esse processo será feito com muito cuidado contando com o auxílio das secretarias municipais de Assistência Social.

Geração de empregos

Conforme estimativa da empresa concessionária de duplicação da BR 163, a previsão é de que a obra gere cerca de 4 mil empregos diretos, sendo que 90% dos trabalhadores serão pessoas residentes no Mato Grosso do Sul

Critérios de divisão do ISSQN entre os municípios

Seguindo o que determina a Lei Complementar Federal nº 116, de 31/07/2003, a alíquota máxima de rateio do imposto entre os municípios será de 5%.

 

Fiscalização e Penalização

Segundo o Superintendente Substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Érico Reis Guzen, a ANTT fará fiscalização técnica periódica e caso a CCR MS Via não consiga atender as exigências estabelecidas no contrato de concessão poderá ser penalizada e ter o valor do pedágio reduzido.

Assessoria Parlamentar

Junior Mochi - PMDB, Assembleia Legislativa, Mato Grosso do Sul, Audiência Pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens