Quarta-Feira 03/09/2025 05:30

MS e Paraguai discutem ações de desenvolvimento e viabilização de novos corredores de exportação

Estado - Ações Coletivas - Empreendimentos Conjuntos

Foto:Divulgação

Nesta quinta-feira (8), o governo de Mato Grosso do Sul assina um memorando de entendimento com o Departamento de Concepcion (ou com a República do Paraguai), com o objetivo de promover ações, atividades e empreendimentos conjuntos com vistas a acelerar o desenvolvimento das duas regiões. O encontro será realizado às 10 horas, no Buffet Yotedy, localizado no Parque das Nações Indígenas.

Durante a visita da comitiva do governador André Puccinelli ao Paraguai no último mês de fevereiro, onde se reuniu com o presidente Horácio Cartes, ficou definida a criação de uma comissão conjunta para avaliar projetos de integração entre o Estado e o país vizinho.

Mato Grosso do Sul receberá a missão paraguaia, dirigida pelo vice-presidente Juan Afara Macial para esta segunda reunião de trabalho, onde serão tratados assuntos de interesse mútuo: integração comercial, cultural, científica e a logística de transportes.

Projetos de integração

Um dos principais pontos do documento demonstra o esforço comum em viabilizar a abertura de novos corredores de exportação, como interesse na construção da ponte sobre o rio Apa, na região de Porto Murtinho. De acordo com o secretário de Obras Públicas e de Transportes, Edson Giroto, esta relação comercial é importante para consolidar a implantação do corredor bioceânico, ligando a costa brasileira (via Centro-Oeste) aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, encurtando em oito mil quilômetros a distância aos países asiáticos.

“O objetivo é buscar uma relação comercial para gerar emprego, riqueza, renda e crescimento. É um corredor de exportação para chegar aos portos do Chile gerando competitividade”, informou Edson Giroto salientando que na atual administração, o governo do Estado diversificou toda a matriz econômica buscando fortalecer os corredores e logística com o Paraguai para a comercialização dos produtos.

Além disso, o protocolo de intenções prevê esforços para promover o intercâmbio comercial na região de fronteira dos dois países, com a criação de barreiras técnicas e aduaneiras para facilitar o trânsito de gado e outras mercadorias, principalmente as destinadas à exportação.

Com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico, as autoridades vão formalizar a cooperação para que as universidades públicas de Mato Grosso do Sul disponibilizem vagas tanto para estudantes nos cursos de graduação, quanto para professores e alunos nos cursos de pós-graduação em diversas áreas no Brasil e no Paraguai, viabilizando assim um intercâmbio de conhecimento.

Notícias MS/RMC

Integração Comercial, Empreendimentos Conjuntos, Cooperação, Desenvolvimento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens