Terça-Feira 04/11/2025 06:34

Sete razões para o mau momento do Galo em 2014

Brasil - Esporte - Erros e Infortúnios

Foto: Globo Esporte

Após a eliminação da Taça Libertadores, na última quinta-feira, no empate em 1 a 1 com o Nacional-COL, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, chamou toda a responsabilidade para si e admitiu que foi o culpado pelo momento ruim que o time vem tendo no primeiro semestre.

Mas os erros do Galo em 2014 podem ser divididos. Entre diretoria, comissão técnica, jogadores e até para a própria torcida. O time campeão da Libertadores do ano passado nem de longe lembra o atual, que está há seis jogos.

Mas nem só de culpa vive o Atlético-MG em 2014. Os infortúnios do destino também contribuem bastante para a fase atual. Jogadores lesionados, dívidas de administrações passadas e o calendário apertado por conta do Mundial em dezembro ajudaram o Galo a chegar ao momento mais nebuloso dos últimos três anos. Confira os fatores que contribuíram para o time alvinegro ter chegado à difícil fase atual:

Bloqueio do dinheiro da venda de Bernard

Os R$ 54 milhões referentes à venda do atacante Bernard ao Shakhtar Donetsk-UCR ainda não chegaram aos cofres do clube. O dinheiro foi bloqueado pela Fazenda Nacional ainda em agosto, quando o negócio foi fechado, e até o momento não foi liberado.

A diretoria do Atlético-MG já se reuniu diversas vezes com o Ministro da Advocacia Geral da União (AGU), Luis Adams, e o desfecho pode ter fim até o meio do ano. Fato é que, por conta do bloqueio, o clube não teve poder de fogo para contratar jogadores para a temporada atual, além de ter atrasado salários em alguns meses no segundo semestre do ano passado e neste ano.

Saída de Cuca e escolha de Paulo Autuori

Em dezembro do ano passado, Kalil tuitou que Cuca havia renovado por mais uma temporada. Dias depois, o treinador recebeu proposta milionária do Shandong Luneng-CHI. No Marrocos, onde o clube disputaria o Mundial, o treinador anunciou a saída.

A diretoria não perdeu tempo. Kalil acertou com Paulo Autuori após consultar o diretor Eduardo Maluf e o preparador Carlinhos Neves, que já trabalharam com o treinador. Apesar da grande rejeição da torcida, por conta dos trabalhos fracos no Vasco e no São Paulo, em 2013, os jogadores atleticanos aprovaram a chegada do treinador. Com a campanha irregular na Libertadores, Autuori foi demitido.

Paciência da torcida

Depois do ano em que entrou para a história, o torcedor atleticano ficou ávido por vitórias. Mas a chegada de Autuori causou rebeldia da torcida já no início do trabalho. Na primeira partida do ano, no empate sem gols com o Minas Boca, pelo Mineiro, o torcedor que compareceu à Arena Jacaré, em Sete Lagoas, não poupou o treinador e o chamou de burro.

A falta de paciência só foi aumentando, e garotos como Alex Silva, que subiu aos profissionais neste ano, sentiram a pressão. Além disso, jogadores consagrados como Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho já não são mais unanimidades entre os torcedores.

Problema crônico na lateral esquerda

Para a temporada 2014, o clube não renovou com Junior Cesar, o jogador mais regular que passou pela posição nos últimos anos. Apostou na contratação de Pedro Botelho, que até o momento fez apenas uma partida com a camisa do Galo - na verdade 20 minutos em campo até sentir dor muscular. Durante a temporada, Autuori improvisou o jovem Alex Silva na posição, já que o jogador é lateral-direito de origem. Improvisou também o meia Dátolo. E viu como salvação o desconhecido Emerson Conceição, lateral esquerdo nato. Contratado junto ao Rennes-FRA, o jogador ainda não caiu nas graças da torcida após atuações discretas.

Lesão de jogadores importantes

A bruxa esteve solta na Cidade do Galo no início do ano. O atacante Luan sofreu uma lesão no joelho, assim como a revelação Lucas Cândido. O zagueiro Réver, destaque na campanha do ano passado, teve de passar por uma cirurgia no tornozelo.

Emerson, substituto imediato do defensor, fraturou o tornozelo e ficará fora até depois da Copa do Mundo - assim como Luan e Lucas Cândido. Se já não bastassem as lesões dos que já estavam no clube, o lateral Pedro Botelho, contratado para suprir a carência da lateral esquerda, chegou lesionado e, depois de se recuperar, voltou a sentir lesão muscular após a estreia.

Perda de foco

Após o título da Libertadores no ano passado, o clube convive com a falta de foco em grandes conquistas. Em 2014, o que se viu em campo foram jogadores com postura bem diferente. E o clima da equipe contagiava o torcedor. Na atual temporada, em nenhum momento o time conseguiu essa sintonia com as arquibancadas.

Perdeu o Estadual para o Cruzeiro com dois empates sem gols e, no segundo jogo, no Mineirão, quando precisava vencer, não demonstrou vontade necessária para fazer um gol e levantar a taça. Na Libertadores, empatou com o Nacional-PAR em casa e perdeu para o Nacional-COL fora de casa, sem demonstrar a conhecida vontade de 2013.

Queda de desempenho das estrelas

Jogadores importantes do elenco alvinegro parecem que ainda não estrearam na temporada. Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Fernandinho, responsáveis pelos gols atleticanos, nem de longe lembram os jogadores que foram durante quase todo o ano passado. 

R10 convive com a falta de ritmo, mas foi poupado da maioria dos jogos do clube no Estadual. Nas partidas decisivas, não rendeu o esperado.

Tardelli, por sua vez, jogou bastante. Mas somente no segundo tempo do jogo contra o América-MG, na primeira fase do Estadual, quando marcou dois gols na vitória por 3 a 2, foi decisivo e mostrou bom futebol. De resto, correu muito, mas a falta de confiança insistiu em fazê-lo passar em branco.

Fernandinho desencantou depois de 16 jogos. No Brasileiro, contra o Grêmio, depois de quatro meses de futebol em 2014, o jogador marcou na derrota por 2 a 1. Na semana seguinte, na eliminação para o Nacional-COL, foi o autor do gol do empate. Mas nas partidas anteriores, além de não marcar gols, ajudou pouco os companheiros no ataque.

 

Globo Esporte/JE

eliminação, Taça Libertadores, presidente do Atlético-MG, responsabilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,366
Euro 6,180
Franco suíço 6,641
Yuan 0,754
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens