Terça-Feira 02/09/2025 02:05

Governo lança projeto para garantir registro civil a bebês ainda na maternidade

Estado - Ação Social - Cooperação Técnica

Foto:Divulgação

Com o objetivo de diminuir e até mesmo acabar com o sub-registro em Mato Grosso do Sul, o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), investiu R$ 412 mil em parceria com o governo Federal para executar o projeto “Documentação para Todos”, que vai instalar 33 unidades de registro civil interligadas aos cartórios em maternidades de 28 municípios do Estado. Para isso foi assinado na manhã desta quarta-feira (23) os termos de cooperação técnica com as cidades beneficiadas.

Foram selecionadas maternidades que realizam mais de 300 partos por ano por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada unidade vai receber um microcomputador, uma impressora com scanner, um no-break, uma cadeira giratória, uma escrivaninha, uma cadeira fixa e um armário de aço. Com esta estrutura instalada dentro das maternidades, os recém-nascidos já sairão da unidade hospitalar com o registro civil pronto, através do Sistema de Emissão de Certidão de Nascimento.

O sistema, que foi desenvolvido pelo governo do Estado através da Superintendência de Gestão da Informação (SGI) e com acompanhamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e da Associação dos Registradores, Cartorários e Notários de MS (Anoreg), vai beneficiar, principalmente a população de baixa renda, segundo o governador André Puccinelli. “Sabemos que a grande maioria dos casos de sub-registro é visto nas áreas menos favorecidas financeira e socialmente. Por isso tomamos essa iniciativa, para que todos os nascidos tenham seus registros realizados de forma imediata. Queremos que o sub-registro acabe de vez para fazer de Mato Grosso do Sul um estado onde a cidadania seja cultuada”, destacou.

A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tânia Mara Garib, explicou que no Senso de 2010 foram contabilizados aproximadamente 24 mil pessoas sem registro de nascimento em Mato Grosso do Sul. A partir deste dado, o governo do Estado lançou uma força tarefa para minimizar os casos de sub-registro em Mato Grosso do Sul e o projeto “Documentação para Todos” é mais um passo dado para atingir o objetivo. “Neste período já conseguimos registrar mais de dez mil pessoas, diminuindo o déficit de registros. Com este novo projeto, vamos entregar equipamentos e capacitar pessoal para que os registros sejam feitos imediatamente após o nascimento da criança. Além disso, é muito importante ressaltar que a pessoa que não possui registro, teoricamente, não existe. Isso reduz o repasse de verbas do governo Federal para os municípios, além do cidadão não ter acesso a benefícios sociais. Erradicar o sub-registro é possível”, enfatizou.

Para a corregedora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, a iniciativa do governo do Estado, através da Setas tem que ser reconhecida como uma grande ação de cidadania. “Esta foi uma iniciativa muito importante que tem todo o apoio e respaldo do Judiciário. A pessoa sem registro é brasileira, mas não é cidadã. Queremos regularizar aqueles que estão à margem do registro civil, além de garantir que daqui pra frente nenhum cidadão nasça sem ter uma certidão de nascimento”, finalizou.

Sistema

O sistema interliga, simultaneamente, cartórios de registro civil com as maternidades. As certidões de nascimento serão emitidas e assinadas por meio de certificação digital. As unidades interligadas funcionarão de acordo com o provimento nº 13 da Corregedoria do CNJ, que dispõe sobre a emissão de certidão de nascimento nos estabelecimentos de saúde que realizam partos. O provimento nº. 93 do TJ/MS, de 15/10/2013, também dispõe sobre o funcionamento das Unidades Interligados de Registro Civil de Pessoas Naturais em maternidades e estabelecimentos de saúde que realizam partos. Para o funcionamento dessas unidades estão previstas capacitações teóricas e práticas para os cartorários envolvidos, que serão realizadas em Campo Grande por técnicos da SGI (Superintendência de Gestão da Informação) e do Tribunal de Justiça de MS.

Os municípios contemplados nesta etapa do projeto foram Anastácio, Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Bela Vista, Campo Grande (serão cinco kits para a Capital), Caarapó, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Chapadão do Sul, Iguatemi, jardim, Maracaju, Mundo Novo, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Três Lagoas, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.

Notícias MS/RMC

Cooperação Técnica, Estabelecimento de Saúde, Capacitações Téoricas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens