Crise entre PT e PMDB pode atrapalhar planos da Dilma no estado
Estado - Política - Eleições 2014
(Foto: Divulgação / Presidente regional do PMDB, Júnior Mochi, vai a Brasília discutir política de aliança)
A crise institucional envolvendo o PT e o PMDB, principalmente por causa da troca de acusações entre seus dirigentes e parlamentares, pode atrapalhar os planos da presidente Dilma Rousseff em Mato Grosso do Sul.
Os dois partidos chegaram a ensaiar uma dobradinha no Estado, mas o clima esquentou de uns dias para cá depois de críticas feitas por peemedebistas ao senador Delcídio do Amaral, pré-candidato do PT ao governo estadual, relacionadas ao escândalo da Petrobras.
O primeiro a disparar contra o petista foi Nelsinho Trad, pré-candidato do PMDB à sucessão estadual, seguido pelos seus irmãos deputados Fábio Trad (federal) e Marquinhos Trad (estadual), além de Akira Otsubo, também com atuação em Brasília.
O comando regional do PT chegou a emitir nota oficial em defesa de Delcídio, atribuindo os ataques ao fato de o senador liderar as pesquisas de intenções de voto na corrida pela cadeira do governador André Puccinelli (PMDB).
Aliados no plano nacional, PMDB e PT são como água e óleo na instância local, fato que deve dificultar a montagem de um palanque único para a presidente fazer sua campanha em Mato Grosso do Sul. Para os petistas, os adversários tentam capitalizar politicamente o fato de Delcídio ter sido beneficiado com doações de campanha por empresas prestadoras de serviço a Petrobras.
Particularmente, o governador garante pedir votos para Dilma, alegando retribuição aos investimentos que ele fez em Mato Grosso do Sul. O gesto do líder peemedebista é seguido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, outro grande expoente da legenda.
O presidente regional do PMDB, deputado estadual Júnior Mochi, informou que irá a Brasília está semana discutir com o comando nacional o destino do partido na sucessão presidencial.
É que o partido está dividido quanto ao apoio ao projeto de reeleição de Dilma, podendo pedir votos para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ou para o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE).
Na conversa com o presidente do diretório nacional, Valdir Raupp (PMDB-RO), Mochi deve esclarecer a situação divergente entre os dois grupos políticos no Estado e, se for o caso, pedir autonomia para apoiar outro candidato a presidente da República.
PSDB
Outro fator que deve afastar ainda mais o PMDB do palanque de Dilma é a possível aliança entre o PT e o PSDB em Mato Grosso do Sul.
Esse projeto está sendo arquitetado por Delcídio e pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), lembrado para concorrer ao Senado na chapa majoritária liderada pelo PT. “Fica difícil apoiar a Dilma se o PT coligar com o PSDB”, ameaçou na manhã de ontem o deputado estadual Eduardo Rocha, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, em entrevista à imprensa da Capital.
Aliás, PMDB e PSDB estão em rota de colisão desde as eleições municipais de 2012, quando Azambuja rompeu o compromisso político que tinha com André Puccinelli e Nelsinho Trad e enfrentou o seu colega, Edson Giroto (PMDB), na disputa pela prefeitura da Capital.
No próximo sábado (26), tucanos e peemedebistas farão encontro regional em Dourados. No entanto, os adversários tentam minimizar a coincidência da data.
O PSDB comanda o penúltimo encontro “Pensando Mato Grosso do Sul”, enquanto o PMDB fará apresentação de seu projeto “Mato Grosso do Sul no Caminho Certo”.
“Cada uma vai reunir seus militantes e tratar das questões essências dos partidos, não há nenhum problema”, prevê Mochi.
O Progresso/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito