Quinta-Feira 06/11/2025 16:36

Secretário Jacini ministra aula inaugural aos novos agentes penitenciários do Estado

Estado - Ações Públicas - Curso de Formação

Foto:Divulgação

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, ministrou no auditório do CREA/MS na Capital, nesta terça-feira (22), aula inaugural do curso de formação dos 260 novos técnicos penitenciários da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen).

A aula é a primeira de um total de 400 horas aulas que serão ministradas aos aprovados no último concurso de técnico penitenciário, pela Escola Penitenciária (Espen) em parceria com a Escola de Governo.

Jacini destacou durante a aula que os novos servidores do sistema penitenciário, que vão atuar nas áreas de assistência de perícia, administração e finanças e segurança e custódia de detentos, serão inseridos dentro da moderna estrutura que executa a justiça e a segurança pública do Estado, que foi totalmente remodelada e reestruturada pelo atual governo.

“Vocês terão a missão de ressocializar, com base na educação e trabalho e preparar para que sejam reinseridas na sociedade, pessoas que infringiram as leis, muitas delas inclusive que tiraram o bem mais precioso do ser humano, que é a vida”, disse o secretário. 

Deusdete Oliveira Filho, diretor-presidente da Agepen também falou aos novos servidores e lembrou que não existe instituição que consiga substituir o material humano por tecnologias. “Queremos de vocês ações com responsabilidade e que busquem sempre o caminho correto”, disse. O diretor-presidente da Agepen ainda pediu aos novos servidores que reflitam sobre a profissão e que tenham comprometimento com a carreira e com a instituição.

Miguel Barthiman é um dos 260 alunos do curso de formação. Ele vai trabalhar em um dos presídios de Campo Grande na segurança e custódia de detentos e diz que escolheu a profissão porque acredita na capacidade do ser humano de melhorar, mudar de vida e quer dar a sua contribuição ao Estado.

A mesma contribuição quer dar a Patrícia Lima, que escolheu Rio Brilhante para trabalhar. “É uma oportunidade que estou tendo de ingressar na segurança pública do Estado e espero desenvolver um bom trabalho e dar a minha contribuição para um mundo melhor”, ressalta a nova agente penitenciária.

Participaram também da aula inaugural o delegado Fernando Lopes Nogueira, representando a Polícia Civil, Diolandes Pereira de Lima, diretora da Espen; coronel Massilon de Oliveira e Silva Neto, representando a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Rodrigo Almeida Morel, diretor substituto do Presídio Federal de Campo Grande, representando o Departamento Penitenciário Federal (Depen).

Notícias MS/RMC

Curso de Formação, Bom Trabalho, Polícia Militar, Aula Inaugural

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens