Quarta-Feira 03/09/2025 03:12

FAS: Cultura é destaque da programação do 2º dia que terá Quebra-Torto com Letras

Estado - Educação e Cultura - 11º Festival América do Sul

Imagem:Divulgação
Artes plásticas, literatura, cinema, dança, teatro e música marcam o segundo dia do 11º Festival América do Sul (FAS), que acontece no período de 30 de abril a 4 de maio no município de Corumbá. Na quinta-feira, feriado do Dia do Trabalho (1º), os visitantes terão a oportunidade de participar de diversas atividades culturais, entre elas o Quebra-torto com Letras, no Moinho Cultural Sul-Americano.

Para os amantes da viola de cocho, o artesão Sebastião de Souza Brandão vai ministrar uma oficina de montagem e acabamento do instrumento típico do pantanal. O workshop acontece das 14 às 17 horas na sede do Iphan, localizado no Casario do Porto.

O artesanato estará em evidência durante toda a programação do Festival. No Pavilhão dos Países que fica na Praça Generoso Ponce haverá a mostra internacional dos seguintes países: Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Uruguai e Argentina, e ainda a Mostra Mato Grosso do Sul Artesanato. A exposição acontece das 14 às 22 horas.

Este ano o Espaço dos Homenageados na Praça Generoso Ponce destaca a história de Horácio Ferrer – escritor, poeta e historiador argentino. Além disso, o FAS homenageia o violeiro Aurélio Miranda e o escritor corumbaense Lobivar Barros de Matos. A mostra é das 14 às 22 horas. Horácio Ferrer é um dos palestrantes do Festival num encontro às 10h30 no Sesc Corumbá.

Artes Plásticas e exposições

O Sesc Corumbá será palco da exposição “Sabores da América do Sul” – que reúne 25 artistas sul-americanos para mostrar sua arte nos pratos personalizados com pinturas na cerâmica. O trabalho é exclusivo para o Festival América do Sul. Os visitantes poderão conferir a exposição no período das 8 às 20 horas.

No mesmo local e horário, a programação também contempla três exposições. “Nosotros - América Latina Jovem, Urbana e Contemporânea”, que é mais do que registros de viagem, mas da arte e dos artistas da América do Sul. A curadoria é de Priscila Midori e Vitor Marcello.

Outra mostra é intitulada “Corumbá – O Pantanal, sua Gente e os Seres que aí Permeiam”, da artista plástica Marlene Mourão. Conhecida como Peninha, a artista é reconhecida pelo seu traço bico de pena e pela divulgação da beleza do Pantanal em aquarelas e acrílico sobre tela. O espaço do Sesc será sede também da exposição denominada “Gravura de Lasar Segall – Poesia da Linha e do Corte”. Esta exposição reúne 16 gravuras em metal e 19 xilogravuras realizadas pelo artista entre 1913 e 1930.

Quebra-Torto, arte, teatro e dança

No Moinho Cultural Sul-Americano acontece o tradicional encontro matinal que reúne escritores, estudantes e público, a partir das 8 horas. O café da manhã pantaneiro e bate-papo literário conhecido como Quebra-Torto com Letras traz o doutor em Arqueologia Brasileira, da Universidade de São Paulo, Gilson Rodolfo Martins, que apresentará a obra “Breve Painel Etno-Histórico de Mato Grosso do Sul”. O evento terá a presença também do jornalista e fotógrafo Luís Alfredo Magalhães, que vai mostrar o livro “Retratos de uma Época – os Mendes Gonçalves & a Cia. Matte Laranjeira”. Outro convidado é o escritor e poeta Ismael Machado, que lançará o livro “Sonho e Pó”.

Na Praça Generoso Ponce, acontece às 9 horas a premiação do Concurso Soy Loco por ti América. O centro de Corumbá também será palco da arte com a intervenção de rua – Grafite e Skate - uma Mostra de Registros Urbanos em Audiovisual (Mostra RUA) profissional. Às 19 horas, o grupo apresenta a mostra de registros urbanos sobre o Rap e Break.

No mesmo local haverá às 10 horas a Oficina Manipulação de Bonecos, do Grupo de Teatro Mamulengo Fuzuê. Os participantes terão a oportunidade de conhecer e desenvolver técnicas de manipulação e expressão desse tradicional teatro popular utilizando os bonecos. Já na Praça da Independência entre as 16 e 18 horas os visitantes vão conferir teatro, dança e circo com apresentações dos espetáculos Doug Style; Benedito Abençoado e Bendizido e ainda o Forrólengo da Banda Chinelo de Couro.

Uma das maiores e mais premiadas companhias de dança do País, o Cisne Negro Cia. de Dança se apresenta no Palco Pantanal, às 19 horas. Já no anfiteatro da UFMS acontece às 20h30 o monólogo “Amores que matam”.

            Cinema

            No auditório do Sesc Corumbá os participantes terão a oportunidade prestigiar a exibição de filmes às 14 horas, 14h40, 15 horas e 17h30, como a do Projeto Nosotros, criado por Priscila Midori e Victor Marcello, que apresenta jovens artistas, profissionais criativos e suas produções na América Latina, promovendo um debate sobre processos criativos, referências e o reconhecimento da cultura jovem latino-americana. Na lista, a Mostra MS com o documentário intitulado Espera e o CineSesc que traz filmes com temas históricos, políticos, sociais e culturais, acompanhados de um bate-papo no final.

            Música no Palco das Américas

         A música está presente no Palco das Américas. Às 20 horas, Tonico da Viola - considerado um dos grandes sambistas de Mato Grosso do Sul, com um toque de romance em suas letras e a cadência do samba de raiz, se apresenta em Corumbá. Já às 21 horas, o argentino Dante Ledesma com uma das vozes mais importantes da América do Sul traz canções que traduzem o sentimento do povo sul-americano.

A grande atração fica para as 22 horas, com o grupo Fundo de Quintal. São 35 anos de sucesso na Música Popular Brasileira do grupo do gênero mais premiado e respeitado da história.

A programação completa pode ser acessada no sitewww.festivalamericadosul.com.br .

Portal.MS/盧卡斯

artes plásticas, literatura, cinema, dança, teatro, música, festival américa do sul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens