Terça-Feira 02/09/2025 11:21

Documentário produzido pela TV Brasil Pantanal é destaque em rede nacional no Dia do Índio

Estado - Ações Públicas - “Aldeia Urbana”

Imagem:Divulgação

O documentário “Aldeia Urbana”, produzido pela TV Educativa Brasil Pantanal e que retrata o cotidiano das comunidades indígenas de Campo Grande, faz parte da programação especial da TV Brasil, em homenagem ao Dia do Índio. O programa será exibido em rede nacional, às 14h30, no dia 19 de abril, e tem como roteiro principal a história da aldeia Marçal de Souza.

Além da produção sul-mato-grossense, a TV Brasil exibirá em sua programação o premiado longa metragem Corumbiara, de Vicent Carelli; a animação Awara Nane Putane que conta o mito de origem yawanawá do uso da ayahuasca e mais dois documentários que mostram as condições de vida de populações indígenas nos arredores de Bauru (interior de São Paulo) e Boa Vista (Roraima). 

Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do País, com mais de 70 mil índios. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias deixam as aldeias e se mudam para a cidade. A estimativa é que em Campo Grande vivam atualmente mais de 10 mil índios de diversas etnias.

Para entender melhor como vivem essas famílias indígenas, uma equipe da  TV Brasil Pantanal visitou três aldeias urbanas: Marçal de Souza, Darcy Ribeiro e Água Bonita, além do loteamento no bairro Noroeste. Foram ouvidos, ainda, alguns indígenas que residem em outros bairros, professores e historiadores de Campo Grande. 

A Marçal de Souza foi a primeira Aldeia Urbana do País, conquistada depois de muita luta dos índios terena. Quem relembra a história é Enir Bezerra, cacique da Aldeia. Ela conta as dificuldades enfrentadas pelos moradores até hoje, principalmente para se inserirem no mercado de trabalho. “Os índios não estão preparados para morar na cidade”, declara Enir Bezerra, a primeira cacique mulher do Estado.  

Por outro lado, uma grande conquista das famílias da Marçal de Souza foi a criação de uma escola com educação diferenciada, com o ensino da cultura e da língua terena. No especial foram ouvidos os professores e a diretora da Escola Sulivan Silvestre de Oliveira. “Neste mundo globalizado não tem mais como o índio viver isolado. O papel da escola é valorizar a cultura deste povo e ajudá-lo a viver na cidade, sem perder as suas raízes”, afirma Itamar Jorge Pereira, professor da língua terena.

Serviço 

O documentário “Aldeia Urbana”  tem a trilha sonora do primeiro grupo de rap indígena do País, o Brô MC's, de Dourados. A reportagem é da jornalista Lucilene Bigatão, com imagens de Marcio Acunha e Emerson Silva, produção de Luciene Tanno e edição de Carlos Dielh. A exibição acontece no próximo sábado, dia 19 de abril, às 14h30,  pela TV Brasil Pantanal, Canal 4 (TV aberta) e pelo canal 15 na NET.

Portal.MS/盧卡斯

aldeia urbana, conquista das famílias, educação diferenciada, ensino da cultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens