Com histórias diferentes, mas com mesma dedicação aos estudos, alunos da fronteira conquistam prêmio do Estado
Estado - Educação - Premiação e Histórias
Foto: Rachid Waqued
Mais 584 estudantes da rede estadual de ensino de municípios localizados na faixa de fronteira receberam nesta segunda-feira (14) prêmios do Programa Escola para o Sucesso. Alunos, pais e professores prestigiaram a solenidade de premiação na Escola Estadual Vinicius de Morais, localizada na cidade de Naviraí.
Da aldeia para a escola
Para os estudantes dos municípios de Naviraí, Juti, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Itaquiraí que se destacaram durante o último ano letivo, hoje foi um dia de festa. Alegria principalmente para o aluno da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Doni Fernandes, de 20 anos, da etnia guarani. Morador da aldeia Porto Lindo, localizada no município de Iguatemi, ele voltou aos estudos após cinco anos parado, já que precisava trabalhar para ajudar a família. As boas notas e frequência nas aulas garantiram ao estudante um tablet do governo do Estado.
Todos os dias o ônibus escolar passa na aldeia onde Doni mora para transportar os alunos até à escola localizada num distrito de Japorã.
São pelo menos 30 indígenas que cursam o ensino médio naquela unidade escolar. “Somente com os estudos nós conseguimos alguma coisa. Independente do prêmio, o estudo é muito importante para conquistar um futuro, uma profissão.
O que eu coloquei na cabeça é que o aluno nunca pode ficar parado na mesma sala. Tem que avançar”, disse orgulhoso. O estudante quer cursar faculdade de Direito.
Para a professora de Inglês do estudante, é gratificante ver alunos como Doni que se esforçam para sair de suas casas e frequentar a escola.
“Para eles é o máximo sair da aldeia para estudar e com isso eles vão buscar melhorias para fazer diferença na comunidade. São muito esforçados e como na sua cultura ouvem os mais velhos. O professor para eles é como se fosse o centro das atenções e isso é válido”, analisou, salientando que a premiação estabelecida pelo governo estadual tem mudado o comportamento dos estudantes da rede estadual.
Morador do Paraguai, mas aluno no Brasil
Comemorando a chegada de mais um tablet, de um total de três, e um netbook, o aluno Juliano Dranca, de 15 anos, mora numa fazenda localizada próximo a Salto de Guaíra, no Paraguai. Mesmo morando no país vizinho, a família escolheu o Brasil para matricular o aluno. Todos os dias ele e mais 15 alunos moradores do Paraguai vão para a escola, num trajeto de 14 quilômetros, feito por um ônibus terceirizado.
“O ensino da escola estadual é muito bom e com o governo ajudando a gente economiza muito. O que eu poderia gastar comprando uniforme ou material escolar posso comprar um calçado, um alimento. E com essa premiação então, nossa! É uma maravilha. A gente vem acompanhar o filho para receber o prêmio como se fosse realmente uma festa”, comentou a mãe do aluno, a cozinheira Maria Rita Dranca.
O aluno que não gosta de faltar aula e fica chateado quando chove, já que dificulta a chegada do ônibus escolar, comemora o mais novo presente do governo do Estado.
“Isso incentiva a gente a estudar e na minha escola o ensino é melhor e os professores são competentes. Vale muito a pena todo o esforço”, comentou Juliano, que está em dúvida entre cursar Administração ou Agronomia.
Exemplo
O Programa Escola para o Sucesso já está servindo de referência para os municípios de Mato Grosso do Sul. O prefeito de Naviraí, Leandro Matos, comentou que a secretaria municipal de educação estabeleceu premiação aos alunos da rede. “Vamos distribuir 165 prêmios entre bicicletas, tablets e notebooks aos nossos alunos”, informou.
Conforme o governador André Puccinelli, a entrega da premiação aos alunos é um evento que mais o agrada. A iniciativa, somada à política de investimento na educação do Estado, é para fazer com que os alunos possam ter a escola como a segunda casa – diminuindo a repetência e evasão escolar.
O evento contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, dos deputados estaduais Mara Caseiro e Onevam de Matos, assim como o deputado federal Geraldo Resende.
Bianca de Freitas Caruso/Notícias MS/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












