Quinta-Feira 06/11/2025 21:34

Com histórias diferentes, mas com mesma dedicação aos estudos, alunos da fronteira conquistam prêmio do Estado

Estado - Educação - Premiação e Histórias

Foto: Rachid Waqued

Mais 584 estudantes da rede estadual de ensino de municípios localizados na faixa de fronteira receberam nesta segunda-feira (14) prêmios do Programa Escola para o Sucesso. Alunos, pais e professores prestigiaram a solenidade de premiação na Escola Estadual Vinicius de Morais, localizada na cidade de Naviraí.

Da aldeia para a escola

Para os estudantes dos municípios de Naviraí, Juti, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Itaquiraí que se destacaram durante o último ano letivo, hoje foi um dia de festa. Alegria principalmente para o aluno da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Doni Fernandes, de 20 anos, da etnia guarani. Morador da aldeia Porto Lindo, localizada no município de Iguatemi, ele voltou aos estudos após cinco anos parado, já que precisava trabalhar para ajudar a família. As boas notas e frequência nas aulas garantiram ao estudante um tablet do governo do Estado.

Todos os dias o ônibus escolar passa na aldeia onde Doni mora para transportar os alunos até à escola localizada num distrito de Japorã.

São pelo menos 30 indígenas que cursam o ensino médio naquela unidade escolar. “Somente com os estudos nós conseguimos alguma coisa. Independente do prêmio, o estudo é muito importante para conquistar um futuro, uma profissão.

O que eu coloquei na cabeça é que o aluno nunca pode ficar parado na mesma sala. Tem que avançar”, disse orgulhoso. O estudante quer cursar faculdade de Direito.

Para a professora de Inglês do estudante, é gratificante ver alunos como Doni que se esforçam para sair de suas casas e frequentar a escola.

“Para eles é o máximo sair da aldeia para estudar e com isso eles vão buscar melhorias para fazer diferença na comunidade. São muito esforçados e como na sua cultura ouvem os mais velhos. O professor para eles é como se fosse o centro das atenções e isso é válido”, analisou, salientando que a premiação estabelecida pelo governo estadual tem mudado o comportamento dos estudantes da rede estadual.

Morador do Paraguai, mas aluno no Brasil

Comemorando a chegada de mais um tablet, de um total de três, e um netbook, o aluno Juliano Dranca, de 15 anos, mora numa fazenda localizada próximo a Salto de Guaíra, no Paraguai. Mesmo morando no país vizinho, a família escolheu o Brasil para matricular o aluno. Todos os dias ele e mais 15 alunos moradores do Paraguai vão para a escola, num trajeto de 14 quilômetros, feito por um ônibus terceirizado.

“O ensino da escola estadual é muito bom e com o governo ajudando a gente economiza muito. O que eu poderia gastar comprando uniforme ou material escolar posso comprar um calçado, um alimento. E com essa premiação então, nossa! É uma maravilha. A gente vem acompanhar o filho para receber o prêmio como se fosse realmente uma festa”, comentou a mãe do aluno, a cozinheira Maria Rita Dranca.

O aluno que não gosta de faltar aula e fica chateado quando chove, já que dificulta a chegada do ônibus escolar, comemora o mais novo presente do governo do Estado.

“Isso incentiva a gente a estudar e na minha escola o ensino é melhor e os professores são competentes. Vale muito a pena todo o esforço”, comentou Juliano, que está em dúvida entre cursar Administração ou Agronomia.

Exemplo

O Programa Escola para o Sucesso já está servindo de referência para os municípios de Mato Grosso do Sul. O prefeito de Naviraí, Leandro Matos, comentou que a secretaria municipal de educação estabeleceu premiação aos alunos da rede. “Vamos distribuir 165 prêmios entre bicicletas, tablets e notebooks aos nossos alunos”, informou.

Conforme o governador André Puccinelli, a entrega da premiação aos alunos é um evento que mais o agrada. A iniciativa, somada à política de investimento na educação do Estado, é para fazer com que os alunos possam ter a escola como a segunda casa – diminuindo a repetência e evasão escolar. 

O evento contou com a presença da vice-governadora Simone Tebet, dos  deputados estaduais Mara Caseiro e Onevam de Matos, assim como o deputado federal Geraldo Resende.

Bianca de Freitas Caruso/Notícias MS/JE

estudantes, rede estadual de ensino, municípios, faixa de fronteira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens