Segunda-Feira 01/09/2025 10:56

Nas mãos de obstetra apaixonada pelo ofício, bebês já nascem fazendo selfie

Estado - Geral - #Nasci #Instaparto

Foto: Campo Grande News

A Tia Cegonha, como a ginecologista e obstetra Maria Auxialidora Budib é chamada pelas pacientes há mais de 15 anos, sempre esteve ao lado da Maternidade Cândido Mariano. Local estratégico para acompanhar as mamães e agilizar a “entrega” dos bebês.

“O amor pela obstetrícia nasceu comigo. Meus avós moravam aqui na esquina da Maternidade Cândido Mariano e eu, na infância, já achava o nascimento dos bebês um fenômeno muito misterioso e bonito”, conta a Tia Cegonha.

Apesar do apelido carinhoso, a ilusão de que os bebês eram trazidos pela ave foi desfeita muito cedo. “Eu estudava no Colégio Maria Auxiliadora e lá, na primeira série, nós tínhamos um livro chamado ‘Como nascem os bebês’.

Na capa tinha duas cegonhas, uma com a fralda azul e a outra com a fralda rosa e nós tínhamos que fazer uma redação sobre o assunto. Meu avô leu a minha redação e achou um absurdo o que eu tinha escrito e decidiu mostrar pra mim que não existia cegonha no Brasil e muito menos chaminés”.

A obstetra conta que ela e o avô ficaram, aproximadamente, três horas em frente à Maternidade Cândido Mariano. “Daí ele me perguntou se eu tinha visto alguma cegonha no teto e, logicamente, que eu não tinha visto nada. Nós entramos na maternidade e meu avô pediu para conversar com a dona Mafalda, uma enfermeira que até hoje exerce a profissão”.

Dona Mafalda disse aos dois a quantidade de partos que tinham sido feita naquele dia. “Está vendo, disse meu avô, os bebês nascem independentes de cegonha”.

Depois disso, coube à Maria Auxiliadora Budib explicar aos colegas de sala que os bebês eram gerados por outro mecanismo. Pode-se dizer que foi a primeira palestra da futura médica.

“Li minha redação para a turma. Expliquei que o feto é gerado por uma sementinha do papai e uma da mamãe. As freiras do colégio acharam graça da minha redação. Era muito pequena para ter aquela percepção”.

Sempre próxima à maternidade, que também foi ambiente de estágio, Maria Auxiliadora tem o consultório dela alguns metros do local onde o avô explicou a origem dos bebês.

“É impossível não se apaixonar pela obstetrícia? É muito emocionante ser o primeiro colo de uma criança e estar ao lado da mãe num momento tão importante e repleto de vida”.

Nascidos na internet

Maria Auxiliadora Budib, com a autorização do uso de imagem da família, posta fotografias dos bebês que nasceram com a equipe dela no Facebook. “Tudo começou como uma brincadeira. Depois de algumas postagens, os casais começaram a me pedir para que publicasse o nascimento de seus filhos”.

Mesmo com equipes de fotografias especializadas documentando a chegada das crianças, 80% dos casais pedem para que a médica seja a primeira mensageira do nascimento.

“A fotografia capta a emoção do momento. Às vezes, por causa da correria, acabo não fazendo as postagens e, logo em seguido, já recebo mensagem dos pais perguntando se não irei publicar no Facebook. A maioria dos bebês que nascem conosco são born in internet – nascido na internet. Já nascem praticamente fazendo selfie”.

Os familiares das pacientes acabam se conectando por meio do Facebook de Maria Auxiliadora para saber do nascimento do bebê.

“É um momento lindo e fico feliz de transmitir esta emoção. Aqui no consultório temos vários casos de gestantes que ficaram amigas. Temos um dia específico para o atendimento delas e, então, acabam se encontrando várias vezes durante esses nove meses. Já houve situação de estar na maternidade e ficar preocupada ao ver uma paciente grávida no hospital. Fui rapidamente conversar com ela e perguntar se estava sentindo dor. Daí ela disse que estava ali para visitar uma outra paciente minha que havia tido filho”.

O médica destaca uma outra vantagem de estar conectadas com as mamães pela internet. “Vejo na linha do Facebook essas crianças crescendo. Hoje eu vejo a festa de 1 aninho, as mães me marcam em postagens para mostrar os filhos indo para a escolinha. Quando eu encontra essas famílias na rua, não parece que faz 4 ou 5 anos que não vejo as crianças, pois está ali presente na minha linha do tempo”.

Angela Werdemberg/Campo Grande News/JE

Tia Cegonha, ginecologista e obstetra, pacientes, maternidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens