Segunda-Feira 01/09/2025 10:56

Suspeitos queriam matar empresário de MS desde o início, diz delegada

Estado - Polícia - Assassinatos

Foto: G1 MS

Para a delegada Maria de Lourdes Souza Cano, responsável pelas investigações sobre o latrocínio contra Erlon Peterson Pereira Bernal, de 33 anos, em Campo Grande, os suspeitos de envolvimento no crime tinham intenção de matar o empresário desde o início. "Eles [presos] dizem que não, mas [bandidos] não permitem que o vejam. No caso do Erlon, ele viu todos", diz.

A titular da Delegacia Especializada de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (Defurv) lembra ainda que os suspeitos falam sobre o crime de forma "fria" e já tinham preparado a fossa onde o corpo foi encontrado, em uma residência do bairro São Jorge Lagoa. "O local já estava pronto".

Estão presos pelo latrocínio: Thiago Henrique Ribeiro, de 21 anos; Jeferson dos Santos Souza, de 21 anos e Rafael Diogo, de 24 anos. Uma adolescente de 17 anos está apreendida. Um rapaz foi detido e solto após ser verificado que não tinha envolvimento no crime e um funileiro de 50 anos foi liberado após pagar quatro salários minímos de fiança.

Dos três rapazes, apenas Thiago Ribeiro confessa participação, porém, não detalha o que fez. O dono da funilaria onde o Golf da vítima estava  alega que não sabia que o carro era roubado. Eles foram apresentados à imprensa nesta quarta-feira (9).

O crime

Erlon Bernal anunciou a venda do carro dele, um Golf, em um classificados na web no dia 1º e poucas horas depois mostrou o veículo a uma pessoa que viu o veículo pela internet.

O encontro foi na avenida Interlagos e de lá, segundo a titular da Defurv o suspeito levou o empresário até a residência do bairro São Jorge da Lagoa, onde havia mais duas pessoas a espera. Lá, ele foi morto.

Segundo a polícia, Erlon Bernal foi morto com um tiro na nuca no quintal da casa. O cadáver foi arrastado até a fossa e coberto por terra e entulho. Foi preciso ajuda do Corpo de Bombeiros e de uma retroescavadeira para retirada.

Maria de Lourdes afirma que já sabe quem atirou no empresário, porém, ainda não divulga porque há contradições nos relatos dos suspeitos e aguarda o resultado de mais investigações, assim como a localização da arma de fogo usada para matar o Erlon Bernal, que era casado e tinha um casal de filhos crianças.

O carro dele foi encontrado em uma funilaria do bairro São Conrado. A cor prata havia sido substituída pela branca e as placas originais de Campo Grande, por outras de Ponta Porã, mas de mesmo modelo de veículo. As rodas também foram trocadas.

A polícia suspeita que os presos já tinham a placa de um Golf de cor branca e por isso procuravam um automóvel do mesmo modelo. Um dia antes, eles entraram em contato com outra pessoa que vendia um Golf.

O dono do veículo encontrou o suposto comprador também na avenida Interlagos e foi com ele até a residência do São Jorge da Lagoa, porém, não entrou porque os demais envolvidos não estavam lá no momento.

De acordo com a delegada, os suspeitos dizem que usariam o veículo para cometer crimes, no entanto, a polícia não descarta a hipótese de que o carro seria levado para o Paraguai. A Defurv tem até terça-feira (15) para finalizar o inquérito. A polícia deve fazer reconstituição do crime.

A polícia também suspeita que os presos estejam envolvidos na morte de um ganhador de um título de capitalização, que desapareceu em fevereiro de 2014.

Família

O pai de Erlon, o comerciante Lino Bernal, esteve nesta quarta-feira na Defurv, mas não acompanhou a apresentação dos suspeitos. Ele disse que é preciso mais rigidez na legislação penal. "Talvez prisão perpétua. Se os governantes não fizeram alguma coisa, vai continuar morrendo cidadãos".

O comerciante falou que a família está "estraçalhada" e que viveu dias de "angústia". "Eu estou aqui com a força de Deus".

Ele lembrou da última conversa com o filho por telefone e acredita que tenha sido minutos antes de ser atingido pelo tiro. "Perguntei se estava tudo bem. Ele disse que estava tudo bem e depois eu te ligo e nunca mais ligou", diz.

Depois disso, houve uma ligação da vítima para o pai, que ele encontrou na caixa de mensagens dias depois do filho ter desaparecido. Segundo Lino Bernal, é possível ouvir a conversa de Erlon com a adolescente, que questionava sobre o veículo. Para ele, o filho já estava suspeitando de algo. "Ele não era bobo. Era um menino muito inteligente".

G1 MS/JE

assassinato de empresário, planejamento prévio, investigações

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens